Carregando...

Descubra 11 curiosidades sobre a árvore de Natal

Faltam apenas cinco dias para o Natal e, para entrarmos no clima desta festa tão especial, separamos algumas curiosidades sobre o maior símbolo natalino: a famosa e querida árvore. Confira:

1. A maioria das versões sobre a procedência da árvore de Natal indica a Alemanha como país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século 16. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, pois queria mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

2. 
Outra versão atribui a criação ao anglo-saxão Vilfrido. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina.

3. A tradição de relacionar árvores a divindades vem da mitologia grega. As plantas, para os gregos, intermediavam o céu e a terra e simbolizavam a evolução e a elevação do homem. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida.

4. Já na Roma antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal.

5. Na Europa, durante o século 12, havia a tradição de pendurar um pinheiro no teto das casas, de ponta-cabeça, como símbolo da fé cristã.

6. Foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal. Eles tiveram contato com a tradição por volta de 1850 quando o príncipe Albert se casou com a rainha Vitória e ela começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight (Inglaterra), sendo imitada pela população. Hoje, a árvore de Natal mais popular do país é a montada na Trafalgar Square, em Londres. Ela é doada todos os anos pela Noruega, em reconhecimento da ajuda inglesa ao seu povo durante a Segunda Guerra Mundial.

7. 
Edward Johnson, assistente de Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica), teve a ideia de enfeitar árvores de Natal com luzinhas em 1882. Os apetrechos foram produzidos em massa pela primeira vez em 1890, nos Estados Unidos.

8. A tradicional árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York (EUA), foi montada pela primeira vez em 1933. Desde 2004, uma estrela de 250 kg de cristal Swarovski é pendurada no topo da árvore. E, desde 2007, 30 mil lâmpadas alimentadas por energia solar dão conta da iluminação.

9. A primeira árvore natalina brasileira foi montada no Rio Grande do Norte, em 1909.

10. Todos os anos, a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) monta na Lagoa Rodrigo de Freitas uma mega-árvore de Natal. Ela tem 82 metros de altura (o mesmo que um prédio de oito andares) e pesa 350 toneladas (o mesmo que dois Boeings 747 empilhados). É decorada com 2,8 milhões de microlâmpadas, que formam 200 sequências diferentes de desenhos. Ao seu redor, há oito canhões de luz. Em 2016, em virtude da crise econômica, a árvore não foi montada. Este ano, 2017, o evento também não será realizado.

11. Em São Paulo, a árvore do Parque do Ibirapuera segue firme como um dos grandes símbolos natalinos no Brasil. O tamanho varia ano a ano e já oscilou de 35 a 70 metros de altura.

Fonte: O Guia dos Curiosos.