Carregando...

É Carnaval! Conheça 10 curiosidades de uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros.

Os bloquinhos já começaram e os desfiles também. O clima do Carnaval tomou conta de diversas cidades do Brasil. Mas amanhã, terça-feira, dia 13 de fevereiro, é a data reservada para a comemoração da festa em 2018. Pensando nisso, gostaríamos de dividir algumas curiosidades bem bacanas sobre a origem desta grande folia com você. Saiba mais:

1. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada "Saturnais". As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam para dançar nas ruas. Carros chamados de "carrum navalis" (por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfiles. Muitos dizem que a expressão "carnavale" pode ter nascido disto. Outros especialistas afirmam que o nome da festa vem da expressão latina "carnem levare", que quer dizer "adeus à carne", já que representava os últimos dias antes da Quaresma, período em que o consumo de carne é proibido aos cristãos.

2. A Igreja Católica se opunha a esses festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

3. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma (40 dias de abandono dos prazeres) e tem esse nome porque havia o costume de se marcar a testa dos fiéis com as cinzas de uma fogueira em sinal de penitência.

4. O Carnaval foi aos poucos mudando de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos ("folia", em francês, significa loucura).

5. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.

6. Uma das mais antigas formas de Carnaval é o entrudo, cujo primeiro relato se deu em Pernambuco, em 1553. Trata-se de uma brincadeira de influência portuguesa em que os foliões sujam uns aos outros atirando polvilho, pó-de-sapato, farinha de trigo ou limões-de-cheiro (limões recheados de água e urina). Vem daí o costume contemporâneo de se brincar com bexigas com água e spray de espuma no Carnaval.

7. O primeiro baile carnavalesco do Brasil ocorreu no Largo do Rocio, no Rio de Janeiro (RJ), em 1840. Foi uma iniciativa de uma atriz italiana que queria reproduzir o Carnaval de Veneza.

8. O sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates, o Zé Pereira, saiu pelas ruas tocando bumbo em 1848. Pessoas foram se juntando a ele e deram origem àquilo que mais tarde seria chamado de bloco de rua.

9. O primeiro bloco organizado brasileiro foi o Congresso de Sumidades Carnavalescas, fundado pelo escritor José de Alencar, em 1855. Os participantes – uma comissão de intelectuais – foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889. Nessa época, a folia era vinculada às elites. Os desfiles eram luxuosos, compostos por carros bem ornados, mulheres bonitas e grupos musicais estruturados.

10. Em 1892, o extinto Ministério do Interior tentou mudar a data da festa para 26 de junho. Segundo eles, tratava-se de um mês mais saudável. O povo aproveitou o ano para fazer dois Carnavais. Algo parecido ocorreu em 1912. A folia foi transferida por causa da morte do Barão do Rio Branco. Novamente, houve duas festas. O jornal "A Noite" gozou o episódio: "Com a morte do Barão / Tivemos dois Carnavá / Ai que bom, ai que gostoso / Se morresse o marechá". O marechá, no caso, era o presidente Hermes da Fonseca.

Fonte: O Guia dos Curiosos.