Carregando...

Família Feliz. Invenção, ou Realidade?

Família Feliz. Invenção, ou Realidade?

Todo mundo sabe que nem toda família é perfeita. Mas ser feliz em casa, apesar dos desentendimentos e discordâncias naturais de qualquer relacionamento, é bem possível. Veja algumas dicas que podem contribuir para a harmonia no lar.

Façam Juntos as Suas Refeições

Café da manhã, almoço e jantar. Procure aproveitar esses momentos em casa, ou se for fora, que seja na companhia da família. Estudos já comprovaram que crianças que fazem as refeições com os pais e tem menos propensão para se envolverem em problemas com drogas, gravidez na adolescência, suicídio, etc.), além de tirarem notas melhores na escola. Uma pesquisa da Universidade Columbia – USA, garante que reunir a família ao menos uma vez por semana, para almoçar ou jantar, já promove melhora no comportamento das crianças.

Compartilhe Suas Histórias

A história de luta dos seus pais ou avós, seja ela qual for, provavelmente te enche de orgulho. E isso, com certeza reflete positivamente na sua autoestima. Essa afirmação é feita por pesquisadores que entrevistaram 40 famílias, gravando suas conversas na mesa de jantar. Em seguida, fizeram vários testes psicológicos com as crianças. Conclusão. Aquelas que conheciam a histórias de seus antepassados (e se orgulhavam), eram mais felizes, com autoestima alta e tendiam a se sentirem mais donas da própria vida.

Diminua o Estresse

É óbvio, mas é sempre bom lembrar: “menos estresse, maior felicidade”. Está provado. Pais estressados deixam crianças doentes (enfraquecem o sistema imunológico delas), com riscos maiores para obesidade, doenças mentais, alergias e diabetes.

Mantenha os Avós Por Perto

A presença dos avós, notadamente a avó deixa as crianças menos estressadas. Sabe por quê? Porque elas sempre passam ensinamentos sobre sociabilidade, como compreensão e compaixão. Em uma pesquisa da Universidade Brigham Young, 408 adolescentes falaram sobre sua relação com seus avós. Os que se saíam melhor nos ensinos, mostrando maior preocupação com os colegas tinham uma relação mais próxima com os velhinhos da família.

Crianças Também Podem Decidir

Quantas vezes seus pais matricularam você em atividades que você nunca quis fazer? Cientistas da Universidade da Califórnia afirmam que crianças que planejam seu próprio tempo, estipulam suas metas, escolhem prêmios e castigos, e avaliam por si só os resultados, desenvolvem melhor o córtex pré-frontal. Isso dá a elas maior controle sobre a própria vida e os tornam mais disciplinados e conscientes de suas escolhas. Vale ressaltar que é preciso ter bastante critério e bom senso nessa questão, porém, esse é um investimento que pode trazer mais qualidade para o seu relacionamento com seus filhos.

Android: http://bit.ly/2TjRuh0

Apple: https://apple.co/397VJTJ

Fonte: Revista Superinteressante