Carregando...

Gastronomia peruana em alta!


O assunto do momento em termos de gastronomia é a culinária peruana. Quem aprecia o prazer da boa refeição já descobriu o sabor dos ceviches, prato mais popular conhecido por aqui. Agora, para quem não sabe, o ceviche é feito de peixe cru, cortado em lâminas bem finas, marinado no limão e com muito tempero. Geralmente no preparo se usa linguado ou corvina.

Mas, nem só de ceviche se vive no Peru! Na região dos Andes, os alimentos mais utilizados são a batata andina e a mandioca. Por lá, um prato muito consumido é o Pachamanca, feito de carne com legumes, envolvidos em uma folha de bananeira e cozidos em uma cama de pedras quentes. O preparo também é um ritual de homenagem à Mãe Terra.

Uma proposta mais usual e servida em restaurantes especializados em culinária peruana, é o arroz chaufa misto de carne, frango e camarão. A combinação é saborosa, entremeada por ovos mexidos e temperada com caldo de carne. Para acompanhar a refeição, que tal beber uma Inca Kola? É o refrigerante mais popular no Peru.

Gostou das sugestões? Então, inclua no seu planejamento do fim de semana uma passadinha em algum point de comida do Peru. Confira alguns restaurantes tradicionais!

São Paulo

Killa: Rua Padre Chico, 324, Perdizes, São Paulo, tel.  (11) 98551-8511 | www.killa.com.br

RinconcitoPeruano: Rua Aurora, 451, Centro, São Paulo, tel. (11) 98974-2965

Rio de Janeiro

Intihuasi: Rua Barão do Flamengo, 35 D, Rio de Janeiro, tel. (21) 2225-7653 | www.intihuasi.art.br

Minas Gerais

Inka Peruano: Praça Alaska, 1001, Sion, tel. (31) 3223-6164 | www.inkarestaurante.com.br

Brasília

Taypá: QI 17, conjunto F, loja 208, Fashion Park, LagoSul, tel. 3248-0403 | www.taypa.com.br