Carregando...

Mulheres empreendedoras: liderança corporativa feminina

Embora a presença masculina em cargos de alto nível hierárquico ainda seja predominante, a participação feminina no mercado de trabalho e, mais do que isso, o empreendedorismo feminino, já são uma realidade. “Temos presenciado a ampliação de espaços para que as mulheres possam disseminar seu papel no mundo corporativo, discutir sua contribuição positiva no ambiente de trabalho e de negócios e, assim, imprimir novos rumos ao desenvolvimento das empresas e da sociedade”, afirma Marienne Coutinho, sócia da KPMG no Brasil.


A tendência de contratar mulheres para cargos de liderança vem sendo colocada em prática por companhias no mundo todo. Recentemente, a União Europeia divulgou que pretende exigir que empresas com mais de 250 empregados, cotadas em bolsa, reservem para as mulheres 40% dos cargos não executivos nos conselhos até 2020. No Brasil, o tema também tem ganhado destaque. “Algumas ações já vêm sendo colocadas em prática, como o auxílio na condução de um processo estratégico no desenvolvimento da carreira profissional por meio de projetos de mentoria, rede de relacionamento com lideranças corporativas, criação de grupos de mulheres, programas de apoio à maternidade, entre outras”, relata Marienne.


5àsec apoia o empreendedorismo feminino

A rede de lavanderias 5àsec é uma das empresas que endossa esta postura e valoriza a equidade de gêneros. Por isso, motiva as mulheres a se tornarem franqueadas e conhecerem o plano de expansão da rede. “Temos como meta crescer no mínimo em 5% o número de lojas e aumentar em 8% nosso faturamento em 2016. Diferente de outros segmentos de mercado e marcas que já enfrentam certa saturação, nós ainda temos um grande potencial para crescer nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, além, é claro, de grandes oportunidades nas demais regiões do País”, explica Sérgio de Souza Carvalho Jr., diretor de expansão da marca no Brasil.



É fato que a questão do gênero está longe de estar resolvida e ainda tem um longo caminho pela frente. Mas, segundo Marianne, as empresas que investem na equidade conseguem alavancar os negócios mais do que outras que não o fazem. “Várias pesquisas comprovam que as empresas que possuem mais equidade de gênero na liderança produzem melhores resultados financeiros, sem falar no impacto positivo que é gerado no tocante à atração e retenção de talentos femininos, diversidade de ideias e estilos, alinhamento dos valores da empresa com o de clientes e melhor entendimento do público feminino, que hoje representa boa parte do mercado consumidor e decisor de compras”, finaliza.

Para saber mais sobre como abrir uma franquia 5àsec, acesse: http://www.5asec.com.br/franqueado_expansao