Carregando...

10 dicas para acertar nas contratações

Evite erros na hora de contratar profissionais para o seu estabelecimento. Confira estas 10 dicas da consultoria Robert Half para conduzir bem os processos de seleção e formar uma equipe de sucesso!



1. Preencher uma vaga trata-se de uma estratégia de longo prazo, pois é necessário que o profissional atenda tanto exigências imediatas quanto projeções futuras.

2. Reflita sobre as qualificações técnicas do candidato que em breve serão necessárias para a empresa. Detecte quais são as especializações da equipe atual e o que está faltando.

3. Antes de anunciar uma vaga, defina bem a descrição do cargo, o que ajuda a refinar o foco da busca.

4. Na busca pelos melhores talentos, vale recorrer a indicações de colegas, contatos da rede profissional e até mesmo familiares e amigos.

5. Os colaboradores podem ser propagadores da cultura da empresa e dar visibilidade à marca, podendo atrair potenciais candidatos.

6. Redes sociais como o Facebook e o LinkedIn são ótimas fontes de pesquisa para localizar candidatos potenciais.

7. Para atrair bons profissionais é preciso estar por dentro dos salários praticados no mercado. Ter criatividade ao oferecer bônus como pacotes por desempenho, bolsas de estudo e até home office podem fazer a empresa se destacar.

8. Observe se o currículo do candidato registar algum avanço profissional no histórico, checando as responsabilidades de cada função. Faça algumas ligações para se certificar das referências citadas.

9. Prepare-se para a entrevista listando uma série de perguntas que permitam respostas subjetivas e objetivas, você pode criar cenários hipotéticos para o candidato. Ouça as respostas com atenção antes de seguir para a próxima pergunta.

10. Para tomar a decisão, considere qualidades intangíveis, como motivação, criatividade, sabedoria e habilidade em lidar com o estresse. Então, faça a proposta imediatamente, para não perder o candidato. É importante que esta oferta oficial seja feita bem detalhada e por escrito. E prepare-se para eventuais negociações!