Carregando...

5 cuidados básicos para o rosto masculino

 A vaidade masculina deixou de ser um tabu faz tempo. A procura por produtos e tratamentos de beleza para homens vem crescendo e deixou de ser apenas uma preocupação estética. Os cuidados, principalmente com a pele do rosto, se tornaram sinônimo de saúde e bem-estar.


O ambiente de trabalho, o estresse diário, a poluição, o sol intenso, a poeira e outras situações expõem a face a todo tipo de impurezas. E homens que não têm o hábito de hidratar e proteger o rosto do sol podem apresentar envelhecimento precoce e até câncer de pele.


A má alimentação e a qualidade do sono também podem influenciar no aparecimento de manchas e rugas. Pensando nisso, o dermatologista Gabriel Sampaio, consultor da Netfarma, separou algumas dicas básicas que podem fazer a diferença no cuidado da pele para o público masculino.


1. Higienização

Para os homens que nunca cuidaram da pele do rosto, é fundamental caprichar na limpeza e usar protetor solar diariamente. "O primeiro passo é higienizar a pele e depois passar o protetor solar", orienta. O dermatologista ainda avisa que o sabonete utilizado no banho não deve ser aplicado no rosto. "Opte por um produto com pH neutro e que seja ideal para o seu tipo de pele", recomenda.


O profissional explica que o sabonete para o corpo tem uma formulação mais específica que pode agredir o rosto, causando ressecamento e aumentando a oleosidade. "Coloque em sua nécessaire um tônico para completar a higiene. Use produtos com fórmula em gel, que é absorvida rapidamente", indica.


2. Hidratação

Hidratar o rosto diariamente é fundamental, pois a pele masculina costuma ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres. "Essa combinação de suor, sol e desleixo é propícia para o surgimento de uma pele envelhecida precocemente", informa. Vale ressaltar que o produto deve ser adequado ao tipo de pele. "O protetor solar de fator 30 também é obrigatório, pois evita os sinais do envelhecimento precoce e ainda e protege do câncer de pele", alerta.


3. Cuidados ao fazer a barba

Para ele, fazer a barba diariamente pode causar fissuras e ferimentos, além de impedir a pele de respirar direito. "A barba deve ser feita após o banho, pois a pele está limpa e com menos risco de desenvolver fissuras e irritações", recomenda. O especialista aconselha a investir em loções que acalmam, cicatrizam e protegem a pele. "Na hora de tirar ou aparar os pelos, é bom ter à mão um creme de barbear para hidratar a pele e amolecer os pelos e, na sequência, utilizar uma loção pós-barba", indica.


4. Atenção ao tipo de pele

Para o homem com pele normal, usar um sabonete em barra específico para o rosto ou com pH neutro e aplicar protetor solar todos os dias já é suficiente. Porém, para quem tem a pele seca ou oleosa, é fundamental usar um produto específico. "Homens com pele oleosa devem utilizar um sabonete que ajude a controlar a oleosidade e lavar o rosto duas vezes por dia com produtos específicos para a região", explica.


5. Consulte um dermatologista

Opte por cosméticos recomendados por dermatologistas e que atendam às necessidades de cada pele. Para os homens que já passaram dos 25 anos e dedicam um tempo do dia aos cuidados com a pele do rosto, vale incluir outros itens como cremes anti-idade, ácidos rejuvenescedores e até mesmo fluidos para a área dos olhos. "Esses produtos só devem ser utilizados com recomendação expressa de um dermatologista", finaliza.

Informações: Netfarma