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5 dicas para começar 2016 com o closet organizado

Dicas - 06.01.2016

Nada como começar o ano com organização. E por que não começar pelo guarda-roupa? É necessário retirar o velho, para que o novo possa entrar. Além disso, de acordo com a personal organizer, Carol Rosa, a arrumação pode ajudar a economizar. “Você consegue saber exatamente o que precisa e evita compras desnecessárias”, afirma. Para a especialista, a ordem ajuda a renovar o visual. “Quando as peças não estão visíveis e separadas, as pessoas acabam nem lembrando o que têm e repetindo sempre as mesmas roupas”, pondera.


A profissional dá dicas fáceis e práticas de como deixar o seu closet com cara nova e em ordem. Confira:




1 – Tire tudo do armário


Segundo Carol o maior erro das pessoas é tentar organizar o armário por partes. “Você precisa saber exatamente o que tem e a quantidade de cada peça para escolher o lugar ideal do armário ou corre o risco de arrumar tudo e continuar com aquele ar de amontoado e desorganizado”, aconselha.


2 – Separe em sacolas


“Essa é a hora de colocar em prática o desapego. Pegue três sacos: um de ajustes, outro de doação e o último para lixo”, ensina. “Se você não usou aquela roupa em um ano, ela só está lá ocupando espaço. Doe!”, recomenda.

A especialista aconselha a separar todas as peças que precisam de ajuste. “Sabe aquela camisa que caiu o botão ou aquela calça que você nunca fez a barra? Separe de todos os itens e deixe para o saco de conserto/ajuste. Só coloque de novo no guarda-roupa depois de voltar da costureira”, diz.


3 – Categorize as peças


Depois das duas primeiras etapas feitas, a personal organizer indica separar as peças por categoria: roupas íntimas, pijamas, calças, vestidos curtos, vestidos longos, camisas, camisetas, roupas de praia, sapatos, bolsas e acessórios. “Veja a quantidade de cada tipo de peça e escolha a parte do guarda-roupa que melhor as acomode. Priorize as gavetas para roupas íntimas, pijamas e camisetas. Deixe as prateleiras para as roupas mais pesadas como malhas”, ensina.


Para as peças de pendurar, Carol aconselha substituir os cabides grossos por mais finos. “Para quem tem pouco espaço no armário, faz a maior diferença”, explica. “Para quem tem muitas camisas, coloque por ordem de cor. As calças jeans também devem ser separadas das sociais no varão”.


4 - Dobras




Saber dobrar algumas peças adequadamente ajuda a manter tudo em ordem. A profissional aconselha a não colocar as camisetas em pilhas. “Como são itens leves, quando puxar aquela que está lá embaixo a chance de desarrumar as que estão em cima é enorme”, afirma. “Faça a dobra tradicional, depois dobre ao meio e organize na gaveta como se fosse uma escadinha, uma atrás da outra. Separe uma gaveta só para as roupas íntimas e coloque as calcinhas dobradas 'em pé' e não empilhadas. Essa técnica ajuda a visualizar melhor e ocupa menos espaço”, enfatiza.


Os sapatos também devem ser separados por cor. “Se você não tem aquela sapateira dos sonhos que cabem todos os pares, coloque no armário um sapato na frente do outro e não lado a lado. Assim, você vai conseguir visualizar o maior número de pares”, diz. Para quem tem pouco espaço, a dica é guardar os pares que são menos usados em lugares mais altos. “Se o espaço for muito pequeno, guarde aqueles sapatos de festa ou os que são pouco usados em sacos de TNT e coloque num lugar mais alto do guarda-roupa”, direciona.


5 - Organizadores


Para quem quer manter o closet arrumado por mais tempo, a dica da personal organizer é investir em organizadores. “Em geral, são itens fáceis e baratos de comprar. As colmeias para calcinha são uma mão na roda na hora de organizar as gavetas. Ajudam a deixar tudo separado e economizam espaço. Além disso, é mais fácil manter tudo em ordem por mais tempo.


As caixas organizadoras também podem ser alternativas para armazenar itens menos usados, como biquínis, lenços, cachecóis e outros. “As caixas transparentes ou sacos de TNT para os sapatos também podem funcionar, pois ajudam a manter organizado, facilitam na hora de encontrar o que procura e também na limpeza”, conclui Carol Rosa.

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