Carregando...

5 dicas para montar um lanche natural equilibrado

 É fato que no Brasil, cada vez mais pessoas estão aderindo a hábitos saudáveis, seja praticando esportes ou melhorando a sua alimentação. Por conta dessa tendência, o cardápio dessas pessoas passou por uma grande mudança, incluindo alimentos mais benéficos para saúde. Segundo um estudo do Instituto Internacional Euromonitor, este mercado movimentou no país US$ 36,4 bilhões de dólares em 2013. Já outra pesquisa feita pelo IBOPE, revela que o número de vegetarianos no Brasil já é mais de 8% da população.


Mas, já que os brasileiros adoram consumir as famosas “besteirinhas” durante o dia, os lanches também podem ser adaptados para atender ao público saudável. Basta investir em ingredientes como: peito de peru, ricota, atum, berinjela, tomate, pepino, alface e frango. Além de beneficiar a saúde, os sanduiches naturais têm a vantagem de ser rápidos e práticos na hora do preparo. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para preparar os lanches. Veja:


1. Sempre opte por pão integral, proporciona ao organismo uma grande quantidade de fibras, além da sensação de saciedade por mais tempo.

2. Abuse de verduras frescas e legumes, quanto mais colorido for o seu sanduiche mais vitaminas ele terá. Outra dica é usar berinjela, que é rica em fibras, vitaminas, minerais e carboidratos. A berinjela ainda ajuda a prevenir doenças do coração, auxilia na digestão, no controle da pressão arterial e do colesterol.

3. Opte apenas por uma fonte de proteína como o atum, o peito de peru ou o peito de frango.

4. Não acrescente complementos como molhos, queijos amarelos ou batata-palha, porque esses alimentos são ricos em gordura e sódio.

5. Viva os temperos! Pimenta, salsinha, manjericão são diuréticos, antioxidantes e não calóricos.