Carregando...

5 estratégias para facilitar a tomada de decisões

Quando se trata de trabalho, decidir é o verbo de ação dos líderes. Porém, tomar decisões não é fácil, principalmente diante de determinadas situações do cotidiano profissional. Por vezes, os assuntos se arrastam em reuniões intermináveis e, em meio a tantas discussões, os temas são “compartilhados” até o momento em que ninguém mais é dono da ideia. O que, além de fazer perder tempo, atrapalha a produtividade e consequentemente os lucros. Mas quais são os fatores responsáveis por dificultar as escolhas? São muitos. E, traçando algumas estratégias, é possível tornar a tomada de decisão mais simples. Confira 5 ações de podem facilitar o seu dia a dia profissional, de acordo com Christian Barbosa, CEO da Triad PS e especialista em administração de tempo e produtividade.


 


1 - Se veja como um observador do fato


 


Muitas pessoas são emotivas demais no momento em que precisam se posicionar a respeito de algo. Quando for decidir, seja mais racional. Como fazer isso? Pense na situação apenas como um observador, por exemplo, de comprar ou não um carro novo. Ao enxergar o cenário de fora, você consegue dar palpites e ser muito mais racional.


 


2 - Foque no momento presente


 


Em determinados momentos, as pessoas querem decidir, mas estão com a cabeça longe. Dedique um tempo do dia para focar somente na decisão a ser tomada. Caso seja necessário, reserve de três a quatro minutos do dia, relaxe, respire e foque na situação presente. Ao se dedicar totalmente a isso, é possível ser muito mais assertivo.


 


3 - Pense em seu ambiente


 


Um estudo da Journal of Consumer Psychology, aponta que um ambiente mais claro e com mais luz favorece a tomada de decisão. Vale ir para um lugar silencioso ou dar uma caminhada no parque. Um ambiente tranquilo ajuda a pessoa a se conectar com ela mesma e auxilia no processo de decisão.


 


4 - Espere o momento certo


 


Evite tomar uma decisão do dia para a noite. É muito importante refletir sobre o problema. Em certas situações, somos muito calorosos para decidir algo. Durma, pense e decida no dia seguinte.


 


5 - Faça um quadro dos prós e contras de uma decisão


 


Por exemplo, você quer viajar para um determinado lugar, mas ainda está em dúvida se é a melhor opção. Pegue um quadro e liste os pontos positivos de um lado, os negativos de outro e avalie. Com isso, você vai ter muito mais racionalidade e tomar a decisão de maneira mais acertada.