Carregando...

5 estratégias para ter uma equipe produtiva

O trabalho em equipe, quando funciona bem, ajuda na produtividade e evolução da empresa. Esta é a ideia defendida por Christian Barbosa, CEO da Triad OS. Segundo ele, não se pode tornar uma empresa produtiva, mas sim, melhorar a produtividade das pessoas, formando uma equipe eficiente e, consequentemente, deixar a empresa mais produtiva. “Ou seja, precisamos aprender a olhar para a base dos acontecimentos diários, só assim, será possível ter um nível superior de performance”, comenta.

Por isso, ele aponta algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para melhorar a produtividade das equipes:


• Trace objetivos claros - A pessoa que não sabe por qual caminho seguir se perde, principalmente, na priorização. É preciso entender claramente o que deve ser feito, por exemplo, qual é a entrega do dia, mês, semana ou até mesmo semestre. Só é possível definir prioridades quando temos em mente o que deve ser feito.


• Tenha indicadores - As pessoas gostam de saber que estão melhorando, por isso não basta ter metas. Quando falamos de metas, estamos nos referindo a pequenos indicadores que vão mostrar se estamos próximos ou distantes do objetivo. O importante é ter um indicador que faça o time ver o que está acontecendo.


• Utilize uma ferramenta de gestão – Esse tipo de ferramenta ajuda na gestão das tarefas e a delegar de forma mais eficiente. Ao visualizar tudo o que está acontecendo ao longo de um período, o gestor consegue ter mais liderança em suas mãos e, consequentemente, a performance da equipe melhora, pois os profissionais aprendem a gerenciar melhor suas atividades.


• Crie padrões de comunicação - Seja para delegar tarefas internamente, para comunicar mudanças no projeto ou sempre que precisar acionar a equipe. Uma sugestão é ter um profissional responsável por delegar as tarefas da equipe. Dessa forma, com todas as tarefas em um ponto central, é possível facilitar a comunicação e o processo de gestão.


• Tenha uma estratégia para envolver sua equipe – É importante definir uma estratégia para ajudar as equipes a aprenderem com os erros e serem parabenizadas pelos acertos. As pessoas gostam de feedback, por isso, no momento que é identificado um erro é preciso conversar com o profissional e corrigi-lo, agora, quando ele está certo, é preciso parabenizar para que ele se sinta parte do processo.