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6 alimentos fundamentais para as crianças

Dicas - 27.10.2015

O excesso de peso é preocupante em qualquer faixa-etária. Muitos problemas de saúde são causados pela má-alimentação, que na maioria das vezes começa na infância. De acordo com um recente estudo divulgado pela Secretaria dos Direitos Humanos, o percentual de crianças que apresenta excesso de peso, entre 5 e 9 anos, atinge 33,5%.


Para o médico e pesquisador da área da nutrição Patrick Rocha, o sedentarismo e a alimentação são os principais motivos para o elevado índice. O especialista afirma que acompanha em seu consultório diversos casos de crianças que apresentam pressão sanguínea alta, manifestação de diabetes tipo 2 e níveis elevados de colesterol no sangue. Vale ressaltar que questões psicológicas e sociais também podem interferir na obesidade, como baixa autoestima e depressão.



"Oriento pais e mães sobre hábitos alimentares saudáveis, que incluem, principalmente, produtos naturais. Alimentos processados em geral são ricos em açúcar, conservantes, trigo, contêm excesso de sal refinado, gorduras trans e óleos vegetais industrializados, que são péssimos para o organismo. Com a mudança de hábitos, é possível mudar essa situação, pois as crianças em geral possuem o metabolismo excelente", destaca.



A substituição de alguns alimentos colabora com o bom desenvolvimento físico e cognitivo dos pequenos. Veja o que não deve faltar na dieta das crianças:


1. Hortaliças e legumes: são ricos em vitaminas e fibras e quanto mais variedade nas cores melhor para a saúde.



2. Ovos: depois do leite materno é o alimento mais saudável que existe. Opte por ovos caipiras, pois são mais nutritivos e saborosos.



3. Peixes: os peixes são ricos em proteínas, gorduras saudáveis e ômega 3 (fundamental para a saúde do cérebro da criança).



4. Coalhada ou iogurte natural integral: ajuda a desenvolver a flora intestinal de forma saudável, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo o sobrepeso e a obesidade infantil.



5. Abacate: é uma fruta excelente para crianças, pois é rica em vitaminas e gorduras saudáveis.



6. Coco: rico em gorduras saudáveis ele ajuda a combater infecções, gripes, bactérias e verminoses.


 


 

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