Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

7 passos para se destacar em uma entrevista de emprego

Dicas - 12.01.2016

O mercado de trabalho está desacelerado e as contratações diminuíram consideravelmente. Por isso, ser chamado para fazer uma entrevista já é uma vitória diante do atual cenário. No entanto, para se destacar é primordial que os candidatos saibam como se comportar durante o processo seletivo.


A Coach de Carreira, Ana Lisboa, especialista em gestão de pessoas explica que existem sete passos primordiais para garantir uma excelente entrevista de emprego. “Muitas pessoas acabam se esquecendo de detalhes que, a princípio, parecem pouco importantes, mas fazem toda a diferença para que o recrutador te escolha”, frisa. Confira os sete passos:


1-Pontualidade



O primeiro passo é chegar na hora marcada. “O horário em que você chega para a entrevista já é o primeiro fator a ser analisado, por isso, o ideal é chegar com alguma antecedência”, ratifica. Ainda que não seja indicado chegar muito tempo antes, já que isso demonstraria ansiedade, a coach destaca a importância de não se atrasar. “Se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho”, diz.


2-Vestuário



Embora cada profissão tenha um código de vestimenta diferente, a especialista destaca a importância de não exagerar. “Bermudas, shorts e saias curtas são proibidos na entrevista”, alerta. A coach também lembra que algumas mulheres chegam a exagerar na maquiagem ou utilizar roupas mais apropriadas para festas. “O ideal é não exagerar, se vestir de forma sóbria e estudar as regras de vestimenta da empresa”, recomenda.


3-Coerência



É comum alguns candidatos caírem em contradição durante uma entrevista de emprego. Alguns passam insegurança nas respostas e, até mesmo, mentem sobre experiências anteriores. “Um candidato bem preparado sabe explicar de forma sucinta aquilo que fazia nos empregos anteriores, bem como os sonhos ou metas profissionais”, destaca.” Por isso, é importante pensar nas respostas para estas questões logo que for iniciada a busca por um novo emprego”, aconselha.


4-Comportamento



A preocupação com o tom de voz e as palavras deve ser redobrada no momento da entrevista. “É possível que uma variação no tom de voz ou alguma palavra mais ofensiva afaste o entrevistador, por isso, é importante estar atento”, avisa. “Gírias e expressões jovens precisam ser evitadas, pois o recrutador precisa entender que você sabe ser sério e profissional, mesmo que a empresa tenha um ambiente descontraído no dia a dia. Seja você mesmo, mas com adequações”, destaca.


5-Informação

Antes de ir à entrevista, é crucial reunir o máximo de informação possível sobre a empresa. Procure saber quem é o presidente, diretor, qualo método de trabalho, quais as metas e visão da companhia. “Busque por notícias sobre a empresa na internet e pesquise sobre ela, tanto no site oficial quanto em outros”, sugere. “Além de ir à entrevista com informações, você terá material para fazer perguntas interessantes, de forma a gerar empatia”, direciona.


6-Interesse


Ana Lisboa destaca a importância de demonstrar interesse pela vaga a ser preenchida. “Após passar pela entrevista, você pode tirar algumas dúvidas sobre a vaga, a forma como o trabalho é conduzido, ou qualquer outro detalhe que possa ser interessante para você”, explica. A profissional ressalta que o entrevistado deve esperar o momento certo de fazer perguntas. “Dependendo do processo, o momento de tirar este tipo de dúvida pode vir depois, por isso, é importante ser cuidadoso e não exagerar nas perguntas, apenas demonstrar interesse”.


7-Negociação



Segundo Ana Lisboa, o grande trunfo para se dar bem em uma entrevista de emprego é posicionar-se como alguém que está indo para uma negociação. “A maioria das pessoas vai a uma entrevista em posição de inferioridade, e isso já determina alguma postura do candidato”, explica. A especialista diz que o comportamento deve ser de uma pessoa que vai negociar uma troca. “Quando se tem essa postura, o candidato tem compreensão sobre sua capacidade e sobre quanto vale seu trabalho e, por isso, vai ter compreensão sobre o resultado do processo de seleção”, conclui.

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Novidades

Blog 5àsec - Novos hábitos de consumo 5àsec

Novos hábitos de consumo 5àsec
22.07.2020

5àsec diversifica serviços para atender novos hábitos de consumo dos clientes...

Dicas

Blog 5àsec - FESTA JUNINA NA QUARENTENA

FESTA JUNINA NA QUARENTENA
15.06.2020

MANTENHA A TRADIÇÃO E FAÇA A FESTA COM A SUA FAMÍLIA....

Compartilhar
+1 Post