Carregando...

8 ações para tornar a rotina mais sustentável

8 ações para tornar a rotina mais sustentável

Vivemos uma época de profundas transformações ambientais. É necessário rever hábitos e, de alguma forma, agir. Especialistas lembram atitudes simples que dão resultado.


1. Questione as suas atitudes

Para a maioria da população, sucesso é morar em uma casa grande, poder viajar sempre e ter um salário gordo. Não há nada de errado em buscar uma vida confortável, mas não devemos nos basear nesses critérios para definir se levamos uma trajetória satisfatória e feliz.


A geógrafa Denise Kronemberger, coautora do livro Desenvolvimento Local Sustentável - Uma Abordagem Prática - lembra do conceito de Felicidade Interna Bruta, uma analogia ao Produto Interno Bruto, que mede o progresso do país não só pelo dinheiro gerado mas também pela relação da nação com o meio ambiente e pela qualidade de vida da população.


Com esses conceitos na cabeça, é necessário questionar diariamente as suas ações e motivações. O que você busca no trabalho? Como fortalece suas amizades? O que faz para contribuir com um desenvolvimento sustentável? Use essas respostas como guia na hora de tomar decisões.




2. Não esqueça do básico

Com uma situação tão alarmante, às vezes achamos que é inútil nos comprometer com as pequenas atitudes, como diminuir o tempo do banho ou levar sacolas reutilizáveis ao supermercado. "A verdade é que, neste momento, tudo conta", explica a escocesa Sara Parkin, autora do recém-lançado O Divergente Positivo (Peirópolis). Vale, então, aquele esforço para usar ao máximo o transporte público e economizar na conta de luz tirando da tomada tudo que não estiver usando durante o dia, como televisores, micro-ondas, fogão e computadores. A reciclagem do lixo também ajuda, assim como evitar o desperdício de comida.




3. Controle o consumo

Que vivemos em uma sociedade que estimula o consumo, já sabemos. O que alguns não imaginam, porém, é o enorme impacto disso no ambiente. Um processo de produção gera poluição, pode levar a mudanças climáticas e ao aquecimento dos oceanos, além de afetar a fauna e a flora. "A lógica da compra pouco consciente vai se tornar insustentável em um futuro próximo.


Cabe a cada um de nós mudar essa mentalidade", diz Denise. Não é preciso eliminar o consumo, mas transformá-lo. Por exemplo, em vez de comprar roupas para ter prazer, combine com amigos uma ida ao parque. Também devemos tornar mais orgânica a ideia de reutilizar e restaurar. Se um móvel quebrou, antes de jogá-lo fora e comprar outro, pense se não há uma forma de recuperá-lo, evitando assim mais lixo e produção.




4. Organize movimentos locais

"Há uma tendência forte em todo o mundo de valorização de iniciativas locais", conta Denise. "Organizamos dentro de comunidades menores, como bairros, projetos eficientes para aquela região, colocados em prática com ajuda dos moradores." Nesses reduzidos grupos surgem ideias inovadoras que, depois, podem ser aproveitadas em maior escala pela cidade. "Há grandes empresas e até mesmo órgãos governamentais querendo investir em boas ideias que aparecem nesses ambientes", explica Sara.




5. Ensine e dê o exemplo

Pais precisam prestar atenção nos filhos. O que as crianças estão aprendendo na escola? Quanto mais cedo a noção de sustentabilidade for inserida, mais natural ela se tornará, assumindo um papel forte com o passar das gerações. É importante também que a criança participe de atividades do gênero em casa. Ela deve ajudar a lavar embalagens para reciclagem ou controlar sozinha o tempo no banho. Os pais também podem pedir que ela escolha brinquedos e roupas para doação e não estimular o consumo exagerado.




6. Pressione empresas

Você pode escolher se relacionar apenas com empresas que demonstrem preocupação ambiental. Por exemplo, o supermercado que você frequenta dá aos funcionários salários e benefícios adequados? Compra os produtos, como carne e vegetais, de origens certificadas que não prejudicam o meio ambiente?


Tem um plano de pouco impacto no meio ambiente como uso de iluminação natural para evitar o consumo excessivo de energia elétrica? Há diversas maneiras de descobrir isso. A mais óbvia é perguntar ao gerente ou conversar com os funcionários. Mas, além disso, você pode verificar se a empresa tem selos oficiais de sustentabilidade ou pesquisar relatórios recentes com os dados que tratem do assunto.




7. Cobre atitudes governamentais

Às vezes, dependemos de aprovação oficial para conquistar o que queremos, como a limpeza de um rio ou a melhoria do transporte público. Seja qual for a exigência, é importante estar a par dos esforços do governo nas diversas áreas de desenvolvimento. "Pergunte por que o governo não apoia certo projeto ou leve até o conhecimento dele uma iniciativa promissora e peça ajuda", explica Sara. O mesmo pensamento serve para a hora de votar. Pesquise no projeto do seu candidato quais os planos dele por um futuro mais sustentável, pois essa deve ser uma preocupação constante da máquina pública atualmente.




8. Faça seu melhor

É verdade: às vezes, dá preguiça ser sustentável, pois parece um esforço a mais em uma rotina já corrida. É por isso que Sara defende a ideia de fazer o suficiente, sem grandes cobranças. Se você tiver uma apresentação importante no trabalho, por exemplo, e quiser pegar um táxi em vez de recorrer ao transporte público que usa todo dia, precisa se permitir. O policiamento pessoal muito rígido vira uma coisa chata e nos leva a desistir mais facilmente. Portanto, respeite a sua vontade em algumas escapadas, cuidando apenas para que não se tornem tão comuns a ponto de virar o comportamento normal.


Fonte: MdeMulher