Carregando...

9 dicas para alcançar uma vida de sucesso

Todos os profissionais almejam ter uma carreira bem-sucedida e repleta de conquistas. Porém, não existe uma fórmula ideal para isso. Mas mudar alguns hábitos pode influenciar nos resultados. O empresário Marcelo Ostia, proprietário da rede de franquias online Camisetas da Hora, ensina alguns passos que podem mudar o futuro profissional. “Não é nenhuma garantia, mas é muito provável que, adquirindo esses hábitos, os resultados comecem a aparecer”, explica. Confira:



1- Aprenda com as falhas


É importante sempre ter em mente que só fracassa quem desiste. Cada falha é uma oportunidade de corrigir os erros e aprender uma lição para poder fazer melhor na próxima tentativa. “A falha é o resultado de algo que você não fez bem feito. E, ao mesmo tempo, é a chance de provar que você é capaz”, completa.


2- Corra riscos calculados


Não invista em todas as suas ideias sem calcular possíveis prejuízos. "Correr riscos faz parte do trajeto, mas evitar ser surpreendido por eles é ainda mais importante do que as tomadas de decisões", alerta.


3- Mantenha-se informado


Procure saber o que está acontecendo dentro da sua área de atuação. Conhecer o seu mercado e o que se passa com os seus clientes é fundamental para alcançar o sucesso. “Quem quer prosperar tem que estar sempre atualizado”, completa.


4- Associe-se com aqueles que lhe querem bem


Observe se as pessoas com quem você compartilha suas ideias são parteiras de sonho ou coveiras. "As parteiras são as quais você deve se aproximar, pois te estimulam a ir atrás do seu sonho. Elas também apontam se o seu caminho estiver errado, porém, em momento algum, elas te pedem para abortar a ideia, sem tentar trabalhar nela", acrescenta. "Já as coveiras, possuem energia negativa e devem ser evitadas", aconselha.


5- Construa relações profissionais significativas


Sempre tenha pessoas ao seu redor que você possa ajudar e que também te ajudem nos momentos difíceis. "No ambiente profissional é fundamental saber em quem confiar. Assim como é importante estender a mão ao outro nos momentos adversos", pontua.


6- Guarde e invista para o futuro


Pense sempre a médio e a longo prazo. "A maioria dos nossos investimentos não devem ser para retorno imediato, pois tudo o que investimos hoje deve levar um tempo para dar frutos. É a velha, mas excelente ideia de plantar algo. Os frutos nunca são imediatos, mas sempre que bem feitos, eles vêm. Ter paciência é a palavra-chave", aconselha.



7- Cuide da saúde


Cuidar do corpo e da mente também são ações muito importantes. "Mantenha-se sempre ativo e escolher um hobby para praticar com frequência", orienta. "Jamais abra mão do seu bem-estar para focar no trabalho. Defina um horário para trabalhar e o restante do tempo, dedique-se à você", ensina.


8- Ame o que faz


Trabalhe ou empreenda em algo que você realmente ame. “Não seja movido simplesmente pelo fator financeiro, pois, dessa forma, o resultado pode não ser satisfatório”, salienta.


9- Jamais abra mão da vida pessoal


A vida pessoal nunca deve ser deixada de lado. "Arrume um tempo para estar com a família e amigos", diz. "Não há nada mais prazeroso do que ter um equilíbrio entre todas essas frentes. Nenhuma é menos importante para quem busca pelo sucesso”, finaliza Marcelo Ostia.