Acupuntura auxilia no combate da depressão
Dicas - 23.04.2015
A depressão, infelizmente, é uma doença bastante comum na sociedade contemporânea. Choro constante, tristeza profunda, baixa autoestima e pessimismo em relação a vida, são alguns sintomas deste mal, que segundo dados do Ministério da Saúde, acomete 17 milhões de pessoas no Brasil. A boa notícia é que uma terapia milenar chinesa, a acupuntura, pode ser grande aliada no combate à depressão.
A terapia consiste em aplicar agulhas especiais em pontos específicos do corpo, que agem diretamente no sistema nervoso central, estimulando os hormônios da alegria e do sono, conforme a idade e sexo do paciente.
A especialista em acupuntura, Aparecida Enomoto, esclarece que a técnica é uma ótima forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, equilibrando o Yin e Yang – as duas forças que regem o universo, de acordo com o taoismo. Ela enfatiza que o aumento dos hormônios da alegria e do bem-estar auxiliam diretamente no tratamento do doente.
Para obter resultados, a profissional recomenda fazer uma sessão de 30 minutos por semana. O processo é eficiente também para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido e dores. Além de demonstrar melhoras em doenças mais complexas, como a síndrome do pânico e o mal de Alzheimer.