Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

Amizade duradoura. Dicas para mantê-la

Dicas - 14.02.2019

Quem nunca sentiu saudade dos antigos colegas, com quem já não se fala há muito tempo? Pois é, a correria do dia a dia e a falta de tempo da maioria das pessoas são muito nocivo para a manutenção de uma amizade.

Mas se esforçar para mantê-la é um exercício que todos deveriam fazer, afinal os amigos integram a experiência de estar juntos, a escuta, a confiança, a ajuda mútua, a partilha e uma série de outras atitudes fundamentais.

Uma amizade, quando cresce e se aprofunda, é como uma extensão de nossa família. Por isso, confira conselhos para manter os seus bons amigos por perto a vida inteira!


Mantenha contato

Parece um conselho óbvio, mas na verdade não foi exatamente por falta de contato que muitas das suas amizades ficaram para trás? Esforce-se para manter o vínculo, nem que seja um almoço ou jantar a cada três ou quatro meses, ou uma viagem de fim de semana uma vez ao ano, por exemplo. Se o amigo morar longe demais, um telefonema ou uma conversa pelo Skype a cada dois meses também são válidos. Se a iniciativa não vem do outro lado, tome você a iniciativa.


Esteja disponível

A disponibilidade é essencial em uma amizade. Ser amigo nos bons momentos é fácil, mas é na adversidade que reconheceremos a lealdade – nossa e do nosso amigo. Naquele momento difícil, não deixe o seu amigo sozinho – pode até parecer que ele não quer companhia, mas é bem possível que ele sinta a falta de alguém como você quando tudo parece desmoronar. Não é à toa que o “ombro amigo” tem esse nome.


Verdade e sinceridade acima de tudo

Não quer destruir a sua amizade? Deixe a mentira e a fofoca bem longe dela. Seja íntegro no trato com seu amigo e quando você tiver que dizer algo difícil a ele, seja claro e honesto, sem perder a ternura. Traga sempre uma opinião sincera, mesmo que não seja a que ele quer ouvir, mas com certeza vai respeitar, pois sabe que pode sempre contar com você.


Ninguém é perfeito. Humildade para reconhecer o erro é fundamental.

Todos cometem erros. Às vezes, nos afastamos de um amigo depois de uma divergência, de um erro cometido por alguém, de um mal-entendido. É preciso refletir sobre o valor que essa amizade tem e saber perdoar – bem como pedir perdão, quando você reconhecer os seus próprios erros. Em toda relação, o perdão é necessário.


Mantenham uma confiança mútua

Uma das bases mais importantes da amizade é a confiança entre vocês dois. Com um amigo, podemos abrir a nossa intimidade e os nossos corações sobre assuntos pessoais que não compartilharíamos com qualquer um. É importante poder falar e agir com confiança, sem medo de que não se respeite a confidencialidade de nossas palavras e ações.

De vez em quando é necessário “lavar roupa suja” com um amigo, mas não precisa levar isso ao pé da letra. Deixe que lavamos as suas para você. E que tal mandar uma mensagem para o seu amigo agora combinando algo? Liberte-se!

Dicas

Blog 5àsec - Limpeza a seco | 5àsec

Limpeza a seco | 5àsec
26.08.2020

Benefícios da limpeza a seco...

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Compartilhar
+1 Post