Carregando...

Aprenda a organizar a mala

Viajar é muito bom, mas arrumar as malas nem sempre é tarefa fácil, especialmente para as mulheres, que querem levar o guarda-roupa inteiro. Como isso é impossível, é preciso ser racional na hora de escolher as peças. Por isso, a personal organizer, Carol Rosa, dá dicas valiosas:


O que levar?


Geralmente, quem vai à praia fica a maior parte do tempo de roupa de banho e chinelo. Por isso, não tem necessidade de exagerar. “Para que levar 4 calças, 17 shorts, 12 vestidos e 5 pares de sapato de salto alto?”, indaga. Para a especialista, o ideal é avaliar a possibilidade de surgir algum evento mais chique. “Não exagere na montagem dos looks para levar”, alerta.



Para o frio, a dica é optar por um casaco pesado e quente, de cor neutra como preto, marrom ou off-white. Desta forma, é possível variar apenas a roupa de baixo (camisas, blusas e calças). O mesmo pensamento vale para os sapatos: “escolha pares básicos, confortáveis e que combinem com a estação, assim você pode usá-los mais de uma vez e evita carregar a sapateira inteira”, recomenda.


Como levar?

Com as peças separadas, é hora de colocar tudo na mala. Alguns truques ajudam a distribuir bem as roupas e não amassá-las muito durante a viagem. A profissional explica que as calças devem ser as primeiras a irem para a mala. “As calças devem ser esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Só depois de acomodar tudo é que você dobra as pernas da calça sobre as outras peças”, enfatiza. Com elas acomodadas, é hora de colocar shorts e bermudas e, em seguida, os vestidos. “Os vestidos também devem ser organizados com uma parte para fora da mala, assim como as calças. Tente dobrá-los o mínimo possível”, afirma. As camisetas devem ser dobradas e colocadas em cantos e espaços vazios.


Outra dica da personal organizer vai para as roupas íntimas. “Elas devem ser levadas em sacos separados, podem ser aqueles de TNT”, indica. Ela aconselha a deixar as roupas íntimas e o pijama fáceis de encontrar. “Assim você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa”, justifica.


Para quem vai à praia ou para locais com piscina, Carol sugere que as cangas sejam esticadas e os biquínis e maiôs colocados em saquinhos plásticos individuais. “Eles servirão também para proteger suas roupas na volta da viagem, caso ainda estejam molhados”, adianta.


Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais de TNT. “Sacos tipo zip ou até mesmo em toucas de banho descartáveis para proteger a sola. Eles podem ser alocados em compartimento separado na bagagem ou, se estiverem protegidos, junto às roupas, de preferência nos cantos da mala”, comunica.


A especialista adverte que os produtos de higiene pessoal, como cosméticos, remédios e maquiagem devem ser colocados em uma frasqueira. “Também é possível usar saquinhos separados por tipos. Depois, é só distribuir nos espaços vazios”, diz. Se possível, leve alguns cabides de lavanderia. “As peças que acabarem amassando, você pode pendurar”, afirma. “Por fim, não se esqueça de levar um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das limpas”, conclui. E na volta, já sabe! É só deixar a mala de roupas aqui na 5àsec, que a gente cuida de tudo para você.