Carregando...

Aproveite o verão mas não esqueça do filtro solar.



Com o clima quente e agradável, a tentação de passar o dia inteiro na praia ou na piscina é grande. Mas é preciso se prevenir contra os perigos que o sol traz. A exposição ao sol é cumulativa; a cada vez que a pele é exposta a ele, os danos causados se acumularão durante toda a vida, ou seja, danos causados na adolescência se manifestarão com o envelhecimento, predispondo a riscos como o câncer de pele, o mais diagnosticado do Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Outro agravante é o fato de o nosso país situar-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios UV, o que contribui para aumentar o problema. Mas mesmo com os dados alarmantes, estima-se que apenas 22% da população brasileira use filtro solar. Isso precisa mudar.

Para a prevenção, não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. O uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre, bem como a exposição em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas, são imprescindíveis para se evitar qualquer problema futuro.

Depois destas dicas, a família já está protegida? Então liberte-se e curta o melhor do verão!

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/os-riscos-da-exposicao-excessiva-ao-sol/38146