Carregando...

As vantagens das Smart TVs

As TVs do tipo smart têm tomado conta das salas do mundo inteiro. A decisão de conectar a televisão com a Internet é uma tentativa de atender a todas as necessidades de entretenimento em uma única tela, reunindo aplicativos, navegação e acesso às músicas e vídeos mais recentes. Hoje em dia, o telespectador pode acessar tudo isso por meio do controle remoto. Se você ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de contar com uma smart TV, fique de olhos nas dicas de Aneesh Rajaram, responsável pela área de TV da Opera Software.


1. Vídeos da Internet, agora na TV

Um número cada vez maior de pessoas que possuem smart TVs devem conectar os aparelhos à Internet em 2014, e a demanda por conteúdo - especialmente vídeo - deve aumentar muito. "A primeira previsão para smart TVs em 2014 faz mais sentido: as pessoas devem passar mais tempo assistindo vídeos através de aplicativos da TV, além das transmissões de programação normal", explicou Rajaram.


2. Aplicativos de TV ganham relevância e serão usados

A maioria das smart TVs já oferecem aplicativos independentes, mas em 2014 esses aplicativos devem fazer parte da programação e se adaptarão ao conteúdo, capturando a atenção do usuário na tela", disse Rajaram. Ele explica que a experiência deve ser integrada e intuitiva, por exemplo, os reality shows podem incluir informações para realizar uma votação através da tela. Filmes podem mostrar sua classificação ou as biografias do ator com apenas um clique do controle remoto - sem olhar para o celular.


3. Propaganda e interatividade

Além de mais interatividade com TVs conectadas, as propagandas devem oferecer mais interatividade através das conexões com a Internet e a adoção de HTML5. "Um anúncio para um show de música poderia mostrar uma camada de informações com o número de ingressos disponíveis em tempo real, ou uma propaganda de uma pizzaria local poderia incluir uma opção de realizar um pedido - tudo a partir da tela da TV", disse Rajaram. Isso deve aumentar a relevância dos anúncios, facilitando acesso aos produtos que o telespectador realmente quer.


4. Mais escolha, mais conteúdo

Hoje, as TVs ou dispositivos com a tecnologia streaming são os principais portais trazendo conteúdo da Internet para a sala. Em 2014, as operadoras de TV paga, emissoras e redes de TV devem participar dessa tendência também. "As pessoas terão muitas opções para acessar conteúdo da Internet através das suas TVs, e uma variedade muito maior de conteúdo", disse Rajaram. As pessoas serão incentivadas a comprar e conectar mais dispositivos em diferentes salas das suas residências, e elas devem exigir uma experiência consistente entre esses dispositivos - para encontrar seu conteúdo preferido em qualquer tela, e a qualquer hora.


5. Smart TVs mais acessíveis

Uma boa notícia para as pessoas que acham o preço das últimas smart TVs um pouco salgado. As vendas de TVs de porte médio e pequeno devem crescer muito em 2014, criando ainda mais demanda por conteúdo online específico para o aparelho e barateando o custo. Para Rajaram, o mercado de smart TVs deve acompanhar o de celulares, onde as pessoas já exigem que até os dispositivos mais básicos incluam recursos inteligentes. As emissoras e os provedores de conteúdo precisam agir rapidamente para servir esse público crescente com mais entretenimento online.