
Bacalhau com arroz: como harmonizar o prato
Dicas - 01.04.2015
No feriado de Sexta-feira Santa, que ocorre antes do domingo de Páscoa, é comum servir peixe como prato principal, em especial o bacalhau. O peixe é clássico para celebrar o feriado e, geralmente, é acompanhado por arroz branco. Porém, Ana Paula Bruzza, chef de cozinha, lembra que o bacalhau pode ser harmonizado também com arroz preto, vermelho, arroz italiano, arroz selvagem e 7 grãos integrais. Para te ajudar a fugir da mesmice, a chef ensina duas receitas de bacalhau com arroz.
ARROZ PRETO COM DAMASCOS E PERAS
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz preto
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pera madura em fatias grossas
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 2 talos de alho-poró cortados em fatias
- ½ xícara (chá) de damascos picados
- 2 ramos de tomilho
- 2 ramos picados de salsinha
- 5 folhas de sálvia picadas
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- Raspas de casca de laranja
PREPARO
Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água fria junto com o arroz preto e o sal. Deixe ferver, abaixe bem o fogo e mantenha a panela tampada por cerca de 35 minutos, ou até secar.
PEIXE COM ARROZ SELVAGEM
Ingredientes:
- ½ pacote de arroz selvagem (125 g)
- 1 maço de estragão
- Sal e pimenta-do-reino
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)
- 2 cenouras raladas
- 2 abobrinhas raladas
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco (50 ml)
- 4 postas de robalo
PREPARO
Em uma panela, ferva 5 xícaras (chá) de água (1L) e junte metade do maço de estragão, amarrado. Coloque o arroz e tempere com sal a gosto. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos ou até que os grãos comecem a abrir, mostrando o interior branco.
Enquanto o arroz cozinha, pique o restante do estragão. Assim que o arroz estiver cozido, retire o estragão amarrado e descarte-o. Escorra o arroz e tempere com pimenta-do-reino. Tempere as cenouras e as abobrinhas raladas com sal, pimenta-do-reino e estragão picado.
Recorte 4 folhas de papel de alumínio (30 x 40 cm cada) e distribua no centro de cada uma delas o arroz, a abobrinha e a cenoura. Regue com metade do azeite e do vinho.
Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino, disponha-o sobre os legumes e regue com o restante do azeite.
Feche o papel-alumínio como uma trouxinha, deixando um pouco de ar dentro para que ele circule e o peixe cozinhe por igual.
Coloque as trouxinhas em uma assadeira, deixando um pequeno espaço entre elas e leve ao forno pré-aquecido (180 °C) por 20 minutos.