Carregando...

Cargos e salários: como programar esse benefício

A necessidade do crescimento profissional dos empregados de uma empresa, bem como dos ajustes de salários estão entre os principais pontos que garantem a fidelização da equipe e um consistente aumento na produtividade dos negócios. Para isso, é essencial ter planos de cargos e salários nas corporações.


Para mostrar mais sobre o tema ao público em geral, a Confirp realizará, no próximo dia 18 de setembro, às 20 horas, uma palestra online e gratuita. O evento vai abordar os principais passos para implementar o plano de cargos e salários nas empresas. Será conduzido pelo palestrante Celso Bazzola, da Bazz Consultoria de RH. As inscrições podem ser feitas no site http://www.confirp.com.br/events/70/os-principais-passos-para-implementar-o-plano-de-cargos-e-salarios-nas-empresas/.


O que são planos de cargos e salários?

Planos de cargos e salários são mecanismos utilizados por empresas para definir tanto projeções profissionais como prospecções de ganhos. Esta atitude serve para obter resultados positivos na retenção de talentos. Para tanto, não se pode oferecer nem salários abaixo do mercado, nem mesmo acima de seu ramo de atuação, pois isso resultará em problemas.


Também não se pode tratar de forma diferente os colaboradores na hora de uma promoção. Antes de tudo a empresa deve ter um planejamento em relação às funções e os salários, definindo o grau de importância de cada cargo, que é utilizado para indicar o conjunto de tarefas desenvolvidas pelos colaboradores, como exemplo: cargos de estagiários, assessor, analista, gerente e diretor. Alinhando as obrigações e competências de cada um, bem como as projeções de ganhos.


Fora isso, não basta ter boas políticas de cargos e salários, também é necessário reconhecer os colaboradores de forma justa e motivá-los. Esses são apenas alguns dos pontos abordados no curso.