Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

Como desenvolver a resiliência em tempos de crise?

Dicas - 06.11.2015

A resiliência é uma característica fundamental, tanto na vida pessoal como na profissional. Em tempos de crise financeira, ela se torna ainda mais valiosa, pois as empresas passam por muitas mudanças e ter funcionários que se adequam rapidamente à nova realidade e encaram a dificuldade como uma oportunidade de crescimento é essencial para alcançar resultados positivos.


De acordo com o consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzolla, as companhias costumam passar por diversas transformações em tempos de crise, como corte de custos, diminuição de receita e perda de clientes, e muitos funcionários mudam de atitude e perdem a efetividade. “Ter um profissional resiliente em sua empresa é importante, pois ele poderá ser um agente facilitador nas ações de mudanças internas”, diz.


O especialista explica que ter um funcionário com essa característica faz com que nesses momentos ele capitaneie oportunidades de recuperação e melhorias pessoais e do grupo que convive. “Pessoas com esse perfil acabam sendo exemplo positivo aos colegas de trabalho para que os mesmos possam mudar suas ações de acordo com as necessidades da empresa” comenta.


Bazzola afirma que esses profissionais se diferenciam pela sua capacidade de vencer obstáculos e não deixar que as pressões atrapalhem nos resultados. “Eles estão sempre dispostos a aperfeiçoar e mudar de atitudes ou estratégia, o que ajuda a empresa a atingir seus resultados”, completa.


Mas como conseguir desenvolver essa qualidade? O consultor afirmou que é possível reagir de forma diferente e positiva diante dos problemas. Porém, o primeiro passo está na ação de querer buscar este equilíbrio e a mudança. Veja o que é necessário para desenvolver a resiliência:


1 - Administrar emoções e ter serenidade nas ações;


2 - Controlar os impulsos negativos ou de desespero refletindo antes de tomar atitudes ou se dar como derrotado;


3 - Utilizar com frequência o otimismo e conviver com pessoas que tenham o mesmo perfil;


4 - Estar sempre atento ao ambiente em que está inserido, procurando agir de forma coerente;


5 - Criar empatia também ajuda a compreender o momento de outras pessoas, como são e estão;


6 - Acreditar que poderá solucionar os problemas que surgirem.


“O primeiro passo para se tornar resiliente é mudar as atitudes e a forma que encara os problemas. Assim, fica mais fácil de conduzir e se adaptar às situações”, destaca. Bazzola explica que o equilíbrio e o otimismo são vitais na aceitação das mudanças. “A pressão não afeta a autoestima dessas pessoas e elas acreditam que podem mudar as situações adversas”, acrescenta.


O especialista finaliza dizendo que a maioria das pessoas não possuem a qualidade e por isso, é fundamental fazer uma auto avaliação. “Dessa forma é possível buscar aprimoramento e, até mesmo profissionais para auxiliar esse desenvolvimento individual ou em grupo “, conclui.

Dicas

Blog 5àsec - Limpeza a seco | 5àsec

Limpeza a seco | 5àsec
26.08.2020

Benefícios da limpeza a seco...

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Compartilhar
+1 Post