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Como utilizar o networking a seu favor?

Dicas - 17.11.2015

 Ter uma rede de contatos relacionados ao seu ramo de atividades é fundamental para qualquer empreendedor. A competitividade do mercado de trabalho exige mais do que experiência e formação acadêmica, pois muitas pessoas apresentam qualificações semelhantes no mundo corporativo. Por isso, o networking é um grande diferencial para o profissional que está ingressando no mercado.


A palavra networking surgiu na década de 1990, com a globalização e a necessidade das pessoas e empresas se relacionarem cada vez mais para fazer negócios em escala mundial. Na prática, fazer networking é trocar experiências e conhecimentos com o objetivo de gerar oportunidades e criar soluções.


O administrador e escritor, Jerônimo Mendes, explica que essa construção de relacionamento passou por diversas mudanças nas últimas décadas. "Há trinta ou quarenta anos, as pessoas costumavam recorrer a alguém influente nas empresas, na política ou na comunidade onde moravam, para obter alguma indicação, principalmente quando se tratava de emprego", afirma. Ele relata que antigamente essa prática era chamada de pistolão e consistia na indicação para vagas sem necessidade de processo seletivo e concurso." Bastava uma recomendação e você estava praticamente empregado. O treinamento vinha depois, com a prática. Independentemente da classe social, muita gente recorria a um pistolão para obter vantagens pessoais e facilitar o caminho das pedras", conta.


Para o administrador, esse cenário obrigou as pessoas a investirem mais na formação profissional, além de aumentar a busca por contatos de credibilidade. "A competitividade do mercado aumentou mais do que a capacidade das pessoas se relacionarem", completa.


O termo networking é uma junção das palavras net (rede) e working (trabalhando). "É a sua rede contatos trabalhando a seu favor quando necessário. No mundo corporativo quanto maior a rede contatos de um empreendedor, maior a possibilidade de aproveitar as oportunidades existentes e de realizar bons negócios", comenta.


Mendes ainda cita o escritor Jeffrey Gitomer, autor de O Livro Negro do Networking, para definir de forma mais completa o termo. "Fazer contatos é mera questão de ser amigável, de ter capacidade para se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro. Quando combinar esses três atributos, terá descoberto o segredo que existe por trás das poderosas conexões que levam a relacionamentos ainda mais valiosos", aconselha.


O especialista diz que para alcançar o sucesso em qualquer atividade é fundamental ter muito mais do que estratégia, técnicas de vendas e formação educacional. "Você precisa de amigos, pois eles irão te ajudar a vida inteira, caso a relação não seja apenas de interesse", explica.

No entanto, para tirar melhor proveito do seu networking é necessário desenvolver uma rede de relações profissionais, que não envolve conexões nas redes sociais. "Não estou falando da sua rede de amigos no Facebook ou Twitter para compartilhamento de fotos, frases, piadas e vídeos. Refiro-me a um processo ilimitado de contatos com pessoas de todas as áreas relacionadas ao seu ramo de atividade para a troca de informações, atualizações, conselhos úteis e, principalmente, apoio moral, se necessário", alerta.


A medida que aumenta o seu networking com profissionais relacionados ao seu setor, as oportunidades e as soluções aparecem. A seguir, veja as dicas do profissional para transformar possíveis contatos em reais possibilidades de negócio:


• Apresente-se sem medo: crie coragem e tome a iniciativa, mas nunca antes de se preparar; a primeira impressão que você vai passar é importante para firmar a conexão.

• Utilize a regra da afinidade: encontre um ponto comum entre você e o seu futuro contato; pode ser o time, a cidade onde vocês moraram na infância ou a escola onde vocês estudaram. Estabeleça a ligação.

• Determinação e persistência: coisas boas chegam para aqueles que têm paciência e adotam medidas consistentes para consegui-las, portanto, não desanime. Você nunca sabe de onde vem a próxima ideia boa para o seu negócio.


 

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