Carregando...

Cuidados para evitar acidentes domésticos

De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças com até 10 anos de idade. Quando se trata do período de férias, a atenção deve ser redobrada!


A casa é o ambiente no qual os filhos tendem a passar a maior parte do dia e ela está repleta de ‘armadilhas’. Ambientes com escadas pedem mais cautela, principalmente para crianças até os cinco anos. "O ideal seria introduzir pequenos portões em suas extremidades e grades laterais, a fim de dificultar o acesso desacompanhado dos pequenos e evitar possíveis quedas", indica a Dra. Regina Maria Gikas, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dos recém-nascidos até os 4 anos de idade, o cuidado deve voltar-se a possibilidades de lesões mais específicas, como asfixia (sufocação, engasgo), queimaduras, afogamento, quedas (colo, trocador, cama), contusões e intoxicações (medicamentosas). Por isso, a médica recomenda verificar previamente a temperatura do banho e da mamadeira, amamentar sempre no colo e nunca usar medicamentos sem receita.

A área da cozinha é o cômodo de maior tensão, vale ficar de olho em: objetos cortantes e pontiagudos, como facas e tesouras, torneiras, fios elétricos, fogões, botijão de gás, forno, pisos molhados ou escorregadios e materiais de limpeza. "Objetos perigosos fora do lugar, como fósforos em cima da mesa ou panelas posicionadas nas bocas frontais do fogão são bastante perigosos. Prefira as bocas de trás e deixe os cabos sempre voltados para dentro", enfatiza.

Os quartos também possuem pontos de alerta: criados-mudos, remédios ou isqueiros jamais devem estar ao alcance de crianças. Atenção também às cortinas, à janelas sem grades e sacadas. Móveis com quinas pontiagudas e tapetes escorregadios devem ser evitados.

Como regra geral, procure proteger as tomadas que estiverem próximas aos pequenos. Existem tampas protetoras específicas para isso, que podem ser facilmente adaptadas. A prevenção ainda é a melhor maneira de passar as férias com tranquilidade!


Enviado via iPad