Carregando...

Dicas de alimentação e cuidados com o corpo durante o Carnaval

O Carnaval é comemorado em uma das épocas mais quentes do ano, então a água é uma forte aliada para os foliões que precisam manter a saúde e o organismo hidratado. Segundo o médico endocrinologista, Mohamad Barakat, para aproveitar a folia de rua o ideal é reeducar o corpo, sempre beber água e não fazer jejum por períodos prolongados. “Prefira alimentos leves e nutritivos, não deixe de ingerir carboidratos e evite muitas frituras, optando por refeições leves”, comenta.


Com o objetivo de restaurar o equilíbrio do organismo, auxiliando no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, a boa alimentação durante esse período traz muitos benefícios à saúde renovando o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo.


Muitas pessoas não estão preparadas para tanto esforço físico e acabam exagerando, o ideal é que os foliões se preparem com antecedência. “Se for ficar muito tempo dançando ou andando nos blocos de rua, alongue os músculos antes de começar as comemorações. Durante a festa evite refeições pesadas com molhos cremosos, carnes e queijos gordurosos, pois dificultam a digestão, dando a sensação de peso no estômago”, diz o endocrinologista.


Para manter os nutrientes que o corpo precisa são necessários alguns cuidados e um dos principais é a manutenção de uma dieta variada, equilibrada e nutritiva. “Consumir frutas, verduras e legumes é extremamente essencial, pois são alimentos ricos em vitaminas e repõem os principais nutrientes perdidos com o suor e o desgaste físico”, termina Barakat.