Carregando...

Dicas para separar o lixo reciclável


Se você é um cidadão consciente e já destina embalagens usadas e outros materiais para a reciclagem, parabéns! Contudo, podem surgir algumas dúvidas quanto a melhor maneira de separar os itens e facilitar o processo. Como a 5àsec é uma empresa comprometida com a sustentabilidade em sua produção diária, fomos procurar algumas dicas para ajudá-lo nessa missão. Quem indica asboas práticas da reciclagem é o engenheiro Edson Stek, diretor de operações da Logística Ambiental (Loga), responsável pela coleta de resíduos domiciliares em regiões da cidade de São Paulo. Confira:

 

Divida os resíduos em grupos: o primeiro grupo deve ser formado pelos materiais secos (recicláveis) e o segundo de orgânicos (não recicláveis), fazem parte desse grupo itens como restos de alimento, cigarro e outros resíduos que possam acumular bactérias e fungos.

 

Prepare os materiais antes de descartar: o ideal é enxaguar as embalagens, para evitar o mau cheiro e o surgimento de insetos, bem como facilitar o armazenamento e evitar a contaminação de outros recicláveis. Se a embalagem contiver substância gordurosa, ela deve ser limpa com detergente. Procure abrir caixas de papel, papelão e embalagens longa-vida para ocupar menos espaço.

 

Itens especiais: materiais como frascos de esmalte e de coloração para o cabelo não devem ir para a coleta seletiva, porque exigem atenção especial no processo de reaproveitamento. Há empresas específicas para receber esses resíduos, como a TerraCycle. Por lá, o material é reciclado e dá origem a bolsas, guarda-chuvas e jogos americanos. Dependendo da quantidade, o envio pode ser feito pelos Correios, com selo emitido pelo próprio site da empresa (www.terracycle.com.br).

 

Ecopontos: se o seu bairro ou cidade não faz a coleta de material para reciclagem, procure um ecoponto ou Ong que possa receber os itens, geralmente elas são associadas ao poder público, nesse caso, a informação pode estar no próprio site da Prefeitura ou do Governo Estadual.