Carregando...

Economize água levando as roupas para a lavanderia

 Segundo o Sindlav, Sindicato Intermunicipal de Lavanderias, consome-se 4 mil litros de água em média para lavar as roupas de uma pessoa em casa. Já nas lavanderias, são gastos 1.600 litros, apenas 40% do que é gasto em casa. “As lavanderias dispõem de equipamentos e produtos avançados, tanto para a remoção de manchas quanto eficiência de lavagem. As máquinas, por exemplo, lavam muito mais roupas com menos água. Depois, boa parte das peças é lavada a seco, ou seja, são usados solventes especiais nas roupas, que danificam menos o tecido e preservam-no por mais tempo. Esses fatores ajudam na economia de água”, explica José Carlos Larocca, presidente do Sindlav.


Para divulgar melhor essas estimativas, o site do Sindlav lançou uma calculadora eletrônica. Ela funciona online que mostra qual a quantidade de água usada, quando a roupa é lavada na lavanderia. Confira: http://sindilav.com.br/calculadora


Esse serviço é excelente, principalmente porque o estado de São Paulo, está passando por uma crise hídrica, correndo o risco de entrar em um rodízio de água, com apenas dois dias de abastecimento por semana. Segundo o presidente, as lavanderias já estão preparadas para receber maiores demandas, mesmo diante da crise. “Muitas delas reciclam a água, outras usam água de reuso e ainda há diversas que possuem poços artesianos, prevenindo-se da falta de água”, termina.