Carregando...

Entrevista de emprego: prepare-se para causar uma imagem positiva!

Se você está em busca de recolocação profissional e tem uma entrevista de emprego em vista, saiba que a higiene pessoal e o visual também contam muito na hora de criar um impacto positivo, complementando um curriculum bem elaborado. Como a 5àsec é expert em cuidar das suas roupas, listamos algumas dicas para te ajudar a causar um bom impacto visual.




1 – Estude o clima da empresa


Pesquise com antecedência se a empresa em que você pretende trabalhar segue um clima formal ou casual. Isso também depende muito do estilo de gestão e da área em que vai atuar. Por exemplo, o mercado de economia, administração, advocacia, vendas corporativas e negócios B2B, pede roupas sociais, já quem trabalha na área criativa ou de TI, por exemplo, pode usar trajes mais despojados. Porém, sempre com uma aparência mais cuidada na hora da entrevista, como uma roupa no estilo esporte fino.




2 – Nem demais, nem de menos

Evite roupas muito largas, porque elas passam uma imagem de desleixo e descompromisso. Por outro lado, fuja de roupas muito decotadas ou curtas demais. Para as mulheres, o ideal é usar saias na altura dos joelhos. Já para os homens, a dica é deixar os botões da camisa fechados, caso não estejam com camisetas por baixo. Vale até usar gravata dependendo do cargo que se está concorrendo. Para cargos de liderança no mercado corporativo, o uso de um bom terno pode ser o diferencial, desde que esteja limpo e bem passado.


3 – Higiene é tudo

Preste atenção no todo: cabelo limpo, unhas bem cortadas e maquiagem leve transmitem uma boa impressão. Para quem tem a pele com tendência a oleosidade, o cuidado deve ser redobrado. Não use perfumes fortes, e não esqueça do desodorante é claro! Mas lembre-se de que alguns desodorantes podem manchar as roupas na região das axilas, por isso é bom tomar cuidado com isso e, se necessário, mandar lavar a peça em uma lavanderia 5àsec para tirar as manchas.




4 – Evite cores claras e acessórios berrantes


Branco, rosa, azul bebê... geralmente essas tonalidades são fáceis de sujar e, caso você tenha algum contratempo no caminho para a entrevista, pode passar uma impressão de falta de higiene. Para combinar, use joias discretas e acessórios mais sóbrios. Nada de ostentação e nem de passar uma imagem de autopromoção.

Para os homens, a dica é usar ternos escuros, se for uma vaga que exija esse tipo vestimenta, nada de gravatas de bichinhos ou motivos muito coloridos, pois isso pode passar uma imagem infantil ou falta de maturidade profissional para o cargo. A exceção fica por conta de quem vai trabalhar em áreas onde a criatividade é o foco, e o style pessoal pode passar uma imagem de atitude e assertividade nos trabalhos.




5 – Roupa passada é tudo


Roupa bem limpa e passada demonstra capricho e organização, transmitindo uma imagem pessoal bem positiva. A 5àsec pode te ajudar nesta missão, pois oferecemos o sistema Appret, que reaviva as cores das roupas, e também o Amidonnage, que prolonga o efeito da passadoria - principalmente em camisas. Lembre-se que dificilmente você terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, então todo o cuidado é pouco. Conte com a 5àsec para cuidar das suas roupas e boa sorte!