Carregando...

Férias: monte um cardápio saudável para as crianças

 As férias chegaram e, com elas, a missão de alimentar as crianças de forma saudável. Por ser uma época em que as brincadeiras e o lazer estão mais em foco, é comum que os horários destinados à alimentação fiquem desregulados. Pensando nisso, Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, indica alimentos nutritivos que podem substituir as famosas besteirinhas ingeridas durante a temporada. “O ideal é consumir bolachas integrais no lugar das recheadas, alimentos grelhados em vez de frituras, além de verduras, frutas e legumes, que não podem faltar no cardápio dos pequenos”, conta.


Nas refeições principais, como almoço e jantar, procure preparar pratos bastante coloridos e variados. “Quem tem receio a certos alimentos, a dica é tentar tornar a alimentação divertida. Para as meninas, o suco de morango, por exemplo, pode ser da personagem moranguinho. Já pra os meninos, a vitamina de frutas pode ser do homem aranha”, recomenda Perim.


Segundo a especialista, os pais devem envolver os filhos na hora de preparar as refeições, a prática se torna uma brincadeira educativa para as crianças. “Os brócolis, por exemplo, podem ser transformados em árvores. Já na sobremesa, a sugestão é oferecer frutas cortadas no formato de estrelas ou corações, para despertar a atenção e criatividade da criançada”, diz.


Para os maiores, o ideal é introduzir verduras e legumes na massa e no recheio de tortas, preparar pastéis assados e recheados com verduras e queijo, fazer sobremesas à base de iogurte em vez de creme de leite e chantilly, colocar torradinhas de pão integral nas saladas e queijo magro no lugar de parmesão são algumas sugestões.


O ideal é sempre deixar alimentos prontos para o consumo como frutas frescas: morango, banana, maçã, pera, saladas e gelatinas. Bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco são opções para consumir entre as refeições.


Outras dicas para acertar no cardápio


Evite exageros - Até mesmo o excesso de pipoca - alimento bastante presente neste período -, pode trazer para a criança complicações digestivas. Muita gordura, sal, doces com cremes e chantilly também devem ter o consumo controlado. Outro alerta vai para a ingestão de refrigerantes e doces neste período;


Criatividade na produção - Decorar os pratos é uma alternativa para chamar a atenção das crianças pequenas. Fazer uma flor com parte do tomate ou montar um boneco com ovo cozido, por exemplo, pode incentivar a criança a se alimentar.