Carregando...

Fios dos lençóis? Descubra qual a diferença da quantidade de fios na escolha pelo jogo de cama

O conforto da cama vai além da escolha por um bom colchão. Para trazer aconchego e uma noite de sono tranquila, o jogo de cama, que conta com lençóis e fronhas, são primordiais. Ao optar por um modelo ou outro, existem muitas dúvidas em relação à quantidade de fios e sua importância para o descanso merecido. A especialista têxtil da 5àsec, Marinês Cassiano, desvenda as diferenças para auxiliar no momento de comprar o enxoval da cama.

“O toque é muito importante para transmitir conforto e aconchego. Por isso, quanto maior a quantidade de fios, mais macio será o contato. Além disso, o tipo de tecido também influencia na qualidade do jogo de cama, impactando na durabilidade e bem-estar durante o sono. O ideal é optar por peças de algodão, que trazem frescor e não causam irritabilidade, e são os mais indicados para enxoval. Para quartos infantis, uma opção pode ser itens de malha, que são 100% algodão com tratamento dos fios, com toque mais delicado e suave”, comenta Marinês, que faz parte da maior rede de lavanderias do Brasil.

Até 180 fios: são os modelos mais simples e com preços acessíveis, pois são produzidos com algodão e poliéster. Os itens são indicados para o dia a dia, principalmente quando é realizada várias trocas de forros de cama na semana. Porém, este tipo de jogo de cama não é recomendado para dias quentes ou no Verão, já que esquentam com facilidade, causando desconforto durante o sono.

Até 400 fios: enxoval com peças com essa quantidade de fios já proporciona um toque mais macio. É indicado para os dias mais quentes e abafados. O tecido com até 400 fios também traz mais suavidade e é conhecido pela sua durabilidade. Acima de 200 fios, este tipo de jogo de cama passa a ser conhecido como percal.

A partir de 600 fios: este tipo de lençol requer um investimento mais elevado. Em compensação, o jogo de cama traz conforto extremo e toque acetinado, proporcionando muita maciez. O enxoval com essas peças tem a durabilidade maior se comparado aos outros modelos.

A partir de 1000 fios: quando se fala em jogos de cama com mais de 1000 fios, o conforto e a qualidade estão no topo da descrição. Para aquelas pessoas que podem investir e procuram pelo conforto extremo durante à noite, os enxovais com elevada quantidade de fios são recomendados. Segundo Marinês, este tipo de peça pode durar anos, cumprindo com sua proposta em manter a cama confortável e macia.

“Independente da quantidade de fios, a troca e higienização dos jogos de cama tem que ser feita semanalmente. É necessário seguir as indicações do fabricante, que constam nas etiquetas das peças, para manter qualidade e maciez. E quanto maior a quantidade de fios, mais nobre o tecido, por isso, para uma limpeza que forneça a prolongação da vida útil do enxoval, utilizar o serviço de lavanderia especializada, como a 5àsec, é o mais recomendado”, finaliza Cassiano.