Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

Mudanças no seu dia a dia

Dicas - 07.02.2019

Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 41% dos inadimplentes têm pouco conhecimento sobre as suas contas básicas. Isso demonstra a falta de planejamento e organização do orçamento de casa.

A pesquisa mostra também que apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes. Isso representa que há muito desperdício ou acúmulo desnecessário. Confira algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa economia doméstica.

Organize-se

Esta é a chave da economia doméstica. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar. Usando 1 horinha por semana dá para colocar tudo em dia.

Utilize planilhas ou aplicativos

Ao anotar seus ganhos e gastos e organizá-los, você tem o seu mapeamento financeiro. A partir disso, fica mais fácil saber por onde começar.

Preciso disso mesmo?

Um dos maiores “gargalos orçamentários” são os gastos supérfluos como: TV a cabo, planos de telefonia e serviços de assinatura. Estes são alguns exemplos que podem ser cortados de cara.

Pesquise na internet

Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, você deve pesquisar os preços. Há muitas ferramentas on-line que facilitam essa tarefa. A economia pode chegar a 80%.

Supermercado

Experimente novas marcas: conheça produtos mais baratos que podem até ser melhores que as marcas tradicionais. Evite ir ao supermercado com fome. Você vai comprar além do necessário, por conta da necessidade de comer. Pesquisas científicas também mostram que gastamos mais quando estamos acompanhados. Para economizar, faça compras sozinho.

Alimentação

Compre apenas a quantidade de comida necessária. O estoque pode levar ao desperdício.Procure fazer as refeições em casa. Comer fora gera altos gastos. Por exemplo, ao pagar R$ 20 para almoçar todos os dias, em um ano você terá gasto mais de R$ 5.000.

Energia

- O chuveiro é um dos vilões da conta de energia. Conscientize a família a tomar banhos mais rápidos.

- Utilize lâmpadas econômicas, como as de LED. A economia chega a 60% das incandescentes e a iluminação é mais agradável.

- Evite dormir com televisão e ar-condicionado ligados.

Água

Evite lavar as louças e escovar os dentes com a torneira aberta.

Reaproveite: reutilize a água usada em casa para lavar calçadas ou regar hortas.

Consumo consciente

Antes de comprar, analise se há realmente a necessidade. Caso a sua família consiga viver sem, adie a decisão de compra. Por que ter 30 calças se você só utiliza 3 ou 4? O que você não utiliza mais, ainda pode vender on-line ou para lojas de itens usados. Além de desocupar a sua casa, você ainda junta uma grana!

Transporte

O carro gera gastos enormes. Privilegie meios de locomoção alternativos como a bicicleta e caminhada. São gratuitos e você ainda beneficia a sua saúde.

Um excelente exemplo de economia doméstica é evitar de lavar roupas em casa. O gasto de água e luz com a máquina de lavar são desnecessários. Deixe isso para a gente e aproveite para curtir o melhor da vida. Liberte-se.

Dicas

Blog 5àsec - Limpeza a seco | 5àsec

Limpeza a seco | 5àsec
26.08.2020

Benefícios da limpeza a seco...

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Compartilhar
+1 Post