Carregando...

Organização e Limpeza | 5àsec

Márcia Regina Ritter Porto, Personal Organizer de Santa Catarina, é certificada pelo método reorganize, e atua na organização de espaços residenciais com especialização em mudanças.

Márcia, qual o passo a passo pra manter as roupas organizadas?

  1. Selecione
  2. Categorize
  3. Encontre um endereço
  4. Organize – torne este momento prazeroso.
  5. Revise.

Quais peças devemos dobrar e quais devemos pendurar em cabides?

Há muitas peças que podem ser penduradas e também dobradas, isso vai depender do espaço disponível, e do tipo de tecido, mas basicamente você pode:

Pendurar: casacos, ternos, camisas, camisetas, vestidos, blusinha tecido leve, saias, calças e t -shirts.

Dobrar: blusas de lã, moletom camisetas, shorts, t-shirt, qualquer peça jeans, vestidos (peças infantis podem ser praticamente todas dobras, exceto aqueles vestidos com pedrarias e detalhes).

Obs.: Dependendo do tecido precisamos avaliar qual a melhor forma de guardar a peça.

Ex.: vestidos, alguns podem ser armazenados em caixas, outros penduradas e outros até dobrados

Como otimizar o espaço?

Antes de qualquer coisa você precisa analisar e entender a rotina da pessoa para então definir a melhor forma de organizar, e criar um sistema que funcione, agilizando a escolha da peça.

Dica de ouro pra manter as roupas organizadas?

  1. Analisar o que realmente a pessoa usa (se possível faça uma consultoria de estilo)
  2. Pratique o desapego (ajuda muito)
  3. Tentar não deixar pra guardar depois, se tirou do lugar coloque de volta imediatamente, pra não acumular tarefas pra mais tarde
  4. Dica extra: deixe 1 caixa próximo do closet, para quando perceber que não gosta mais da peça ou está danificada, não serve mais ou não faz mais parte do seu estilo, deposite as peças nessa caixa e defina um dia específico pra resolver o que fazer com elas (ex. ao final de cada semana cumpra essa tarefa)

Periodicidade de utilização de cada peça em relação a limpeza? Precisa lavar cada vez que usa?

É preferível lavar a cada utilização, para não correr o risco de manchar a peça e não ficar com mau cheiro, assim o closet estará sempre cheiroso, (mas se não for possível lavar sempre, as vezes por questões de tempo e clima) e a pessoa fizer questão de repetir a roupa no dia seguinte, deixe pendurada em um local arejado e borrife água de lençol ou faça uma solução caseira (500ml água morna, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de amaciante concentrado) e borrife.