Carregando...

Praticar esportes: eis um tempo bem investido


Que praticar exercícios físicos é bom para a saúde, isso não é novidade para ninguém. Mas uma coisa é praticar de vez quando, outra é com regularidade. Se você pratica algum esporte regularmente, no mínimo por 3 ou 4 dias por semana, você pode sim ser considerado um esportista. Se você ainda não pratica, nunca é tarde para começar.

Escolha um esporte que dê prazer para você, consulte um médico para saber se a saúde está em dia e depois é só começar. O ambiente esportivo, além de trazer novos amigos, só traz benefício para você, confira:

1 – Faz bem para o corpo e mente - A prática esportiva causa efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico e também para o âmbito mental e emocional.

2 – Aumenta a oxigenação do cérebro - Durante os exercícios, o organismo produz uma quantidade maior de oxigênio para o cérebro, o que ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3 – Estimula as atividades cognitivas - A atividade esportiva mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.

4 – Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim” - É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL (“colesterol bom”) e diminui o LDL (“colesterol ruim”).

5 – Fortalece os ossos - A prática regular de atividades físicas auxilia na construção da massa óssea e no seu fortalecimento/manutenção.

6 – Melhora o sono - Quando o corpo gasta mais energia, consegue ter um sono melhor.

7 – Fortifica os músculos - Os músculos são mobilizados na prática esportiva, e quando estão fortes e saudáveis garantem melhor movimentação do corpo e menos cansaço.

8 – Aumento da capacidade cardio-respiratória - Você terá muito mais fôlego e uma capacidade pulmonar/respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

Viu só quantos motivos você tem para se tornar um esportista? E pensar que tem gente que deixa de praticar exercícios porque precisa lavar a roupa...

Bora deixar a preguiça de lado e as roupas na 5àsec. Liberte-se!