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Saiba como desenvolver uma boa comunicação

Especialista lista cinco dicas eficazes para ter uma boa comunicação interpessoal


Na era da internet, parece que o tempo é algo raro para a maioria das pessoas. Isso porque, tudo acontece de forma mais rápida do que para as gerações anteriores. Segundo Gaya Machado, especialista em Psicologia Positiva e Desenvolvimento do Potencial Humano, a rapidez com que as coisas acontecem na era digital pode levar ao estado de ansiedade, o que interfere negativamente na comunicação interpessoal.




Para entender melhor essas questões, a especialista cita o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, escrito por Stephen Covey. Nele, o autor destaca que a maior necessidade dos seres humanos é ser compreendido. Mas, o estado de ansiedade impede a maioria das pessoas de prestar atenção no que o outro diz, pois estão mais preocupados com a própria resposta. Covey cita também a habilidade do ser humano de compreender para depois ser compreendido. Para ele, esta é a chave de uma boa comunicação interpessoal.


Quer ter sucesso nesta missão? Confira as 5 dicas para potencializar a comunicação de forma eficaz.


1 – Atenção além das palavras: uma comunicação empática pede total intenção de compreender o que o outro quer dizer. Apenas 10% da compreensão da nossa comunicação é composta pelo que dizemos. A entonação é responsável por 30% do entendimento do que falamos e a linguagem corporal expressa 60% da forma como a comunicação será entendida. Portanto, se você deseja, de fato, compreender o outro, deve estar plenamente atento não só ao conteúdo, mas também à entonação de voz e postura corporal.


2 - Ouça primeiro: no campo profissional, é fundamental compreender e ser compreendido, só assim as relações se estabelecem com qualidade e confiança. Porém, o que percebemos nos nossos dias é que existe uma tendência constante no sentido de emitir opiniões sem ouvir, de fato, e aconselhar sem antes compreender a questão sob o ponto de vista do outro. Escute com a intenção de compreender e não com a intenção de responder.


3 - Seja confiável: você só poderá, de fato, influenciar alguém, quando demonstrar a capacidade de ouvir empaticamente, baseada em um caráter que inspire verdade e disponibilidade. E não se trata de necessariamente, concordar com o que o outro diz, mas sim compreendê-lo profundamente, tanto no plano emocional quanto intelectual. Stephen Covey fala que, depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.


4 - Invista agora para ganhar depois: a escuta empática exige tempo, mas certamente é um tempo muito menor do que o necessário para consertar estragos ou desfazer mal-entendidos. Quando você ouve atentamente, compreende com mais rapidez o que está acontecendo. Este entendimento faz as pessoas sentirem segurança para abrir seus corações.


5 - Concentre-se: quando você se concentra no aqui e agora, não fica ansioso e consegue se conectar com o outro, ter foco na rotina diária e estabilizar a atenção.