Carregando...

Saiba como manter uma boa postura no trabalho

 O ambiente de trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa grande parte do tempo. E manter uma postura incorreta durante este período pode causar dores nas costas, ombros e braços - as principais causas de afastamentos profissionais nas diversas áreas.

O ortopedista Dr. Artur da Fonseca, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que as alterações posturais provocam, com grande frequência, desvios na coluna que atingem outras articulações como ombros, braços, mandíbula, quadril, joelhos e pés. A postura inadequada provoca o enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculos.

A má postura pode causar outros problemas como a lordose, a cifose e a escoliose. Com o passar do tempo, essas causas provocam o desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).


Acabe com a má postura

É para reverter esses quadros que existe a ergonomia, uma técnica que relaciona a interação do ser humano com os locais de trabalho, buscando a melhor maneira para executar as tarefas. Aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho traz conforto ao indivíduo e ainda previne acidentes no trabalho. Para o ortopedista, é fundamental manter um bom ambiente de trabalho, por ser o local onde se passa boa parte do dia. “Quanto melhores as condições, mais produtivo é o trabalho, menor é o desgaste do profissional e o risco de ocorrências de patologias”, comenta.

Segundo o ortopedista, a prática de exercícios físicos também pode ajudar a prevenir lesões e consegue reparar problemas já existentes, pois os músculos fortes e com boa flexibilidade conseguem proteger a coluna. Atividades como ioga e hidroginástica são ótimas para reverter os problemas de coluna. Pois, trabalham o alongamento muscular e a consciência corporal sem risco de impacto sobre as articulações da coluna.