Carregando...

Saiba como se portar nas festas de confraternização corporativas

 As festas de fim de ano das empresas ajudam a fortalecer as relações com os colegas e até mesmo amenizar o clima do dia a dia. Contudo, é comum ver profissionais reclamando de excessos cometidos por outros ou mesmo culpando-se por besteiras feitas durante os eventos.

“Normalmente, os companheiros de trabalho, depois desses casos, falam que não tem motivos para preocupação, já que isso se deu em um evento isolado e não terá reflexo no futuro do profissional, contudo, lamento informar que isso não é verdade. Comportamentos errados nessas ocasiões podem (e serão) usados contra que os praticou no futuro, seja por meio de fofocas ou até mesmo na avaliação dos resultados dos profissionais”, alerta Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.


Para ele, isso acontece porque é muito difícil ocorrer uma total dissociação da vida pessoal com a profissional, por isso, ele lista algumas orientações para quem vai à festa de confraternização deste ano:


Beba com moderação – esse é o maior arrependimento dos profissionais nas festas de fim de ano, bebem além do limite e fazem besteira, depois na volta ao trabalho ficam morrendo de vergonha. Assim, muita parcimônia nessa hora, pode beber, mas, não exagere, mostre limites. Não fique com a fama do bêbado da empresa!


Com que roupa? – as pessoas acham que podem se vestir como em suas casas ou em uma balada, mas isso não é verdade. Roupas muito curtas, roupas com mensagens agressivas e excessos podem pegar mal, tornando-o alvo das conversas. Busque usar roupas discretas e confortáveis, sem excessos e vulgaridades.


Cuidado com a gula – você pode ser alvo da frase: - olha o morto de fome! Coma bem, mas evite excessos. Também não é de bom tom a piadinha: ‘se o chefe está pagando, vou aproveitar e comer tudo que posso!’.


Olha a boca! – cuidado com o que se fala durante a festa, está certo que o ambiente é de descontração, mas não é por causa disso que você pode se expor desnecessariamente, falando mal do trabalho de colegas ou mesmo falando palavrões e outras besteiras. As pessoas vão lembrar-se do que foi dito e isso pode repercutir mal profissionalmente.


Presenteie corretamente – na hora de presentear alguém ou em um amigo secreto, muito cuidado com o que vai comprar. Presentes muito abaixo valor ou muito caros podem pegar mal. Também evite brincadeiras desnecessárias. No caso dos inimigos secretos, mais cuidado ainda!


É confraternização, não carnaval – na hora de dançar cuidado com a postura, danças muito sensuais podem pegar mal, bem como ficar gritando exageradamente. Alegria não é histeria!