Carregando...

Saiba como se tornar um profissional inovador

 Segundo o dicionário de língua portuguesa, inovar significa mudar ou tornar novo. Isso é o que muitas empresas buscam, inovação na corporação ou profissionais que sempre estão em busca de conhecimento. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria PwC, 64% dos presidentes das empresas consultadas, consideram a capacidade de inovar mais importante do que a eficiência operacional dos funcionários.


Para André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, inovar é estar constantemente atualizado com as transformações do seu ramo de atuação e antecipar tendências. Na prática, é encontrar soluções que trazem mais benefícios para pequenos ou grandes problemas, ou até mesmo buscar uma maneira nova de resolver um mesmo problema, otimizando o resultado e agregando valores.


O especialista explica que inovar não é necessariamente reinventar algo, mas, sim quebrar padrões e resolver problemas. Para ele, em primeiro lugar é preciso entender quais são os obstáculos que a sua empresa tem de superar para atingir os mercados desejados. O próximo passo é conhecer as tecnologias necessárias para a implementação do processo, trazê-las para a empresa e entender como aplicá-las. “Com a tecnologia aplicada, é hora de avaliar os resultados que a inovação trouxe para a organização e, a partir dos dados obtidos, entender como prosseguir no processo de inovação”, explica.


O especialista enumera seis passos para ser inovador. Veja!


1 - Arrisque: toda inovação traz em si um pouco de incerteza, mas é preciso ser otimista e arriscar para que o processo se realize.


2 - Motive-se: a automotivação é fundamental tanto para você quanto para sua equipe. Mudanças exigem quebra de paradigmas e normalmente geram desconfiança, porque sair da zona de conforto é difícil para muita gente. Quando você se mantém motivado, contagia os demais e isso retorna para todos em forma de resultados.


3 - Comprometa-se: mudanças exigem persistência e resiliência. Para inovar, é preciso manter o foco e a responsabilidade na criação do novo processo, com comprometimento e muita disciplina.

4 - Olhe o todo: é preciso olhar para o cenário completo, inclusive aonde ele se insere. Somente com uma visão global da área de atuação, é possível avaliar o que pode ser melhorado ou transformado.


5 - Seja seguro: é preciso convencer os demais envolvidos dos benefícios que o processo trará. É fundamental estar seguro da importância do que foi proposto e transmitir segurança ao falar sobre o assunto. O caminho mais simples para adquirir esta confiança, é estudar muito o tema e suas variáveis.


6 - Compartilhe: para conquistar a validação necessária a execução da sua ideia, é muito importante saber dividir. Quando você se mostra aberto ao diálogo, ao compartilhamento e à colaboração, consegue engajar outras pessoas.