Carregando...

Vá de óculos: cuidados com a visão ao dirigir

 Vá de óculos: cuidados com a visão ao dirigir


Quem tirou a habilitação com ressalva para uso obrigatório de lentes corretivas, precisa ficar atento ao uso dos óculos ou lentes de contato para não ter de arcar com multa prevista por lei. Isso mesmo! De acordo com Departamento Nacional de Trânsito (Detran), conduzir veículos sem lentes obrigatórias pode acarretar multa de R$ 191,54 e o condutor ainda perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


“Além de pesar no bolso, a falta do uso das lentes pode provocar acidentes, já que, dependendo do grau, a pessoa não consegue enxergar direito, reduzindo o tempo de reação no trânsito”, explica o Dr. David Brandalise Neto, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos.


Embora esteja esse calorão, até as pessoas com sensibilidade à luz precisam utilizar óculos. Para elas, o ideal é acrescentar grau às lentes solares. O médico enfatiza que os óculos de grau nunca devem ser substituídos por lentes solares comuns. “Os que sentem muita sensibilidade ao exporem os olhos à claridade, ainda podem realizar um tratamento fotocromático nos óculos incolores. Isso diminui o desconforto e garante uma boa visão”, explica.


Brandalise esclarece que apesar dos óculos escuros oferecerem mais conforto à quem usa, as lentes incolores, também, proporcionam a proteção necessária contra a radiação UV. “As pessoas devem ter atenção especial aos óculos escuros de procedência duvidosa, pois muitas vezes eles não têm a proteção UV, abrindo a pupila para entrada adicional de raios nocivos, o que acelera as patologias oculares, que normalmente são encontradas em pacientes mais idosos”, conclui.