Carregando...

Veja como manter a equipe motivada

 Para manter uma empresa no mercado, é necessário ter organização e, acima de tudo, uma equipe motivada. Quando a equipe é unida e motivada, automaticamente, o andamento da empresa flui e o clima fica mais agradável. Porém, manter o ambiente de trabalho é um desafio que precisa ser colocado em prática diariamente.


Fique atento aos sinais

Para Mariana Almeida, gerente de recursos humanos da Mega Sistemas Corporativos, uma equipe com colaboradores desmotivados pode prejudicar a produtividade da empresa. “O grande segredo está em identificar quando o colaborador começa a dar sinais de desmotivação. E engajá-lo novamente é imprescindível para a retomada dos resultados e o crescimento do grupo como um todo”, diz.

Sinais como falta de comprometimento, atraso na entrega de tarefas e a diminuição de produtividade demonstram desmotivação dos funcionários.


Como motivar a equipe


Confira as dicas da gerente de recursos humanos para liderar no dia a dia:


Desafie - Estimule os colaboradores a darem o seu melhor e, assim, alcançarem os objetivos da empresa juntos.

Dê feedback - Críticas construtivas e elogios por bons desempenhos são atitudes inteligentes. Porém, a especialista afirma que no caso de não ser um feedback positivo, a conversa deve ser individual e não na frente de outros colaboradores.

Oriente - Ao delegar responsabilidades, faça de maneira assertiva e seja claro em suas orientações.

Dê oportunidades - Ofereça um plano de carreira, com remuneração competitiva e possibilidades de aprendizado.

Valorize a equipe - Mostre que sua equipe é importante para o resultado da empresa. Como um relógio, cada peça é essencial para a engrenagem.