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5 hábitos alimentares que sabotam a dieta

Estilo de vida - 12.02.2016

Adotar hábitos alimentares saudáveis não significa ficar em jejum ou passar fome. Consiste em aderir costumes benéficos para o organismo e escolher alimentos que colaboram com o bom funcionamento do metabolismo, proporcionando bem estar.


Para o médico e pesquisador da área da nutrição, Dr. Patrick Rocha é essencial se informar sobre alguns mitos alimentares e procurar adotar uma alimentação mais natural e nutritiva. "Dietas hipocalóricas, adotadas por um curto prazo, podem até surtir efeito aparentemente, mas geram o famoso efeito sanfona”, alerta. Para o profissional o ideal é a reeducação alimentar. “É fundamental consumir alimentos que tragam nutrição para o corpo e excluir, pouco a pouco, aqueles que não oferecem benefício algum ao organismo" destaca.


Para quem deseja começar a mudar o estilo de vida alimentar e adotar hábitos saudáveis, o médico destacou 5 hábitos alimentares responsáveis por arruinar qualquer dieta e interromper a perda de peso. Veja quais são:


1. Açúcar

Quando falamos em açúcar, pensamos logo em um doce, como um brownie ou até mesmo em uma torta gelada, não é mesmo? No entanto, de acordo com Rocha, o açúcar está escondido em diversos produtos que desconhecemos. “Os diets e lights, por exemplo, entram nesta lista, assim como molhos de salada industrializados, ketchup, granola e barrinhas de cereal”, orienta.


2. Trigo

“A matéria-prima do pão é quase que onipresente. Só dar uma olhada nas prateleiras do supermercado para perceber como os produtos a base deste cereal são dominantes”, explica. O profissional ressalta que o grande problema dos produtos de trigo, além de não possuírem elevado grau nutritivo, é que podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois.


3. Bebidas Alcoólicas

Para as pessoas que estão buscando uma reeducação alimentar, Rocha aconselha a suspender a bebida alcoólica. “Se for beber, o recomendado é evitar as bebidas fermentadas e beber com muita moderação”, recomenda.


4. Gorduras Trans

O profissional alerta que as gosrduras trans, feitas a partir de óleos vegetais poliinsaturados, como os de soja, milho e canola, são responsáveis por danificar o bom funcionamento do metabolismo, deixando-o mais lento. “As gorduras trans servem basicamente para melhorar o sabor e aumentar a durabilidade dos alimentos industriais. Para descobrir se um alimento tem ou não gordura trans é preciso ficar atento e olhar no rótulo se possui gordura hidrogenada ou gordura parcialmente hidrogenada”, ensina.


5. Bebidas Adoçadas

O médico aponta o refrigerante como a bebida mais prejudicial à saúde, mas atenta para outros líquidos que podem boicotar a dieta. “Seja o refrigerante, sucos adoçados, ou mesmo os energéticos, essas bebidas são repletas de açúcar. Além de desregularem os hormônios, aumentam a sua insulina e engordam”, finaliza.

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