Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

7 estratégias para uma rotina mais produtiva

Estilo de vida - 02.02.2016

Administrar o tempo não é uma tarefa simples, seja dentro ou fora do campo profissional. Muitas vezes temos a sensação de que o dia precisaria ter mais horas para a realização de todos os afazeres. Afinal, o trabalho e as outras demandas ocupam todo o tempo, impedindo a dedicação a projetos pessoais ou à família.


O jogador profissional de poker, empreendedor e criador do treinamento de alta performance Moving Up, Gabriel Goffi, ensina estratégias poderosas para serem adotadas no dia a dia. O especialista, que estudou mental coaching, lifecoaching, hiperprodutividade, controle emocional, biohacking e ferramentas que as táticas ajudam a mudar os padrões da nossa mente, vencendo hábitos antigos que reduzem a produtividade. Confira:


1-Planeje a rotina no dia anterior

Goffi indica o planejamento de todos os passos do dia. “Crie lembretes do que você precisa fazer e de como deve agir, e coloque no banheiro, na geladeira, no celular ou outros lugares”, destaca. “Você não pode acordar e pensar no que vai fazer, pois a falta de programação tira a sua energia”, ensina o empreendedor, que sugere que o dia seja traçado antes de dormir. “A rotina e os hábitos libertam e deixam a mente livre para criar. Quando você só tem uma opção do que fazer, é mais fácil agir”, ressalta.


2- Faça primeiro o que traz mais resultados

“Dedique as primeiras horas do seu dia àquilo que é mais valioso e que vai trazer o maior retorno”, aconselha. Segundo o empreendedor, as atividades que necessitam de prioridade devem ser feitas com a energia do início do dia. “Você tem que pegar a principal tarefa do seu dia e realizá-la de qualquer forma”, explica. “Essas tarefas podem ser o estudo de uma área importante para o desenvolvimento pessoal ou a atividade que mais dá resultados para a empresa”, exemplifica.


3- Deixe seu local de trabalho com o essencial

De acordo com o profissional, o ambiente de trabalho deve estar organizado e apenas com o essencial para a realização das tarefas. “No dia anterior, deixe seu escritório apenas com o que vai utilizar ao longo do dia”, ensina. O desktop do computador também deve ter apenas os itens que serão utilizados. “Quando você acorda ou chega ao seu local de trabalho, tudo deve estar pronto para você não gastar energia se organizando”, aconselha o empreendedor, que compara o local de trabalho ao palco de um grande espetáculo. “Tudo deve estar posicionado para a sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show”, relaciona.


4- Finalize tarefas

O criador do Moving Up explica a importância de ter foco para terminar todas as obrigações diárias e evitar pendências. “Se quer realizar as suas metas, resolva todas as pequenas coisas que precisam ser resolvidas como, por exemplo, perdoar alguém com quem teve alguma desavença”.


5- Aplique o “Princípio de Pareto”

Goffi recorda a lei da filosofia desenvolvida por um filósofo italiano, que estabelece que 20% dos seus esforços trazem 80% dos seus resultados. “Aplicar este conceito revoluciona os seus negócios e relacionamentos”, diz. O empreendedor sugere que as pessoas analisem quais atividades trarão mais retorno para o negócio ou a realização dos sonhos pessoais. “Dependendo da situação dos seus negócios, você pode até mesmo se livrar dos clientes que dão muito trabalho e pouco retorno, concentrando suas energias nos que mais trazem resultados”. O empreendedor ressalta que seguindo esses conselhos é possível se livrar do que não é importante e encontrar mais tempo. “O produtivo não é quem faz mil coisas ao mesmo tempo, é quem faz o que precisa fazer com qualidade e excelência”, conclui.


6- Remova as distrações

Estamos cercados de distrações o tempo todo, e de acordo com Goffi, isso é resultado do conceito de multitasking. “Por conta da acessibilidade, criamos distrações e interrupções que matam a produtividade e impactam nossa rotina de uma forma que nem temos ideia, porque a cada olhada em uma rede social, você sai do estado de concentração e perde tempo”, resume. Ele sugere utilizar aplicativos para bloquear mídias sociais e realizar cada tarefa com foco total. - “Analise a sua relação com o tempo, como você entra no seu estado máximo de foco e concentração e use a seu favor”, indica.


7- Tenha consciência do que foi feito

Goffi destaca a importância de ter consciência daquilo que foi realizado, compreendendo que foi feito todo o possível. “Quando você entende que deu o seu máximo e se questiona sobre o que melhorou ou aprendeu você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais”, ensina, destacando a importância de valorizar os momentos com a família com total presença, ou seja, sem pensar naquilo que não foi feito ou que ficou pendente. “Essa calma evita que você fique muito ansioso pelos resultados, o que pode acontecer com aqueles que são muito produtivos”, finaliza.

Dicas

Blog 5àsec - Limpeza a seco | 5àsec

Limpeza a seco | 5àsec
26.08.2020

Benefícios da limpeza a seco...

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Compartilhar
+1 Post