Carregando...

Como manter os funcionários motivados

 A notícia de que o mercado brasileiro está em dificuldade tem deixando em estado de alerta empregadores e funcionários. Em momentos como esse, a desmotivação surge e reflete diretamente na produtividade, já que o colaborador desmotivado tem dificuldade de concentração e reduz a sua produção. Em tempos de crise, manter a equipe motivada é a chave para garantir o bom desempenho da empresa. Para Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, a maior parte dos colaboradores se mostra disposto a fazer um esforço para ajudar a empresa, caso, isso signifique que seus empregos estejam garantidos.


O consultor alerta que o maior erro das empresas em momentos de crise é tentar esconder dos funcionários a situação real da corporação. “Quando algo não vai bem, o clima na organização muda. Pensar que isso pode ser escondido dos funcionários pode ser um grande erro. A falta de clareza tende a alimentar conversas de corredores e gerar especulações. Transparência é sempre a melhor alternativa”. Ele ainda destaca mais dois grandes erros que devem ser evitados pelas organizações: “não valorizar o empenho e dedicação dos colaboradores e atrasar o pagamento dos salários”, completa.




Motivação em três dicas


Destaque a importância de cada colaborador: valorize os funcionários e deixe clara a importância de cada um deles para superar o momento difícil. Quando ele perceber que é valorizado como parte do processo, a tendência natural é que se engaje e busque melhores resultados.


Ouça o seu funcionário: um colaborador comprometido tem uma grande chance de perceber o cenário de crise de forma diferenciada. Ele pode oferecer sugestões de melhoria que não seriam facilmente percebidas por quem está na liderança.


Seja o exemplo: o comportamento do gestor diante de um momento de crise é muito mais forte do que suas palavras. Quando os líderes se mostram motivados em superar a fase ruim, tendem a inspirar suas equipes a agirem da mesma maneira.


Motivação traz prosperidade?


O consultor enfatiza que manter a equipe motivada traz grandes benefícios para a empresa. “Quando todos estão empenhados em enfrentar as adversidades, cresce o espírito de trabalho em equipe e surgem grandes exemplos de liderança e superação. Este movimento interno se reflete, rapidamente, em mais autoestima dos funcionários e sentimento de pertencimento. Com o engajamento de todos, também é natural que o produto ou serviço prestado pela empresa ganhe em qualidade e os clientes fiquem mais satisfeitos.