Carregando...

Dicas de empreendedorismo

 Teoria e prática devem andar juntas. Essa afirmação vale para um sem número de situações, inclusive para os negócios. Quem reúne os dois elementos consegue enfrentar melhor os problemas e encontrar soluções para tornar sua empresa mais competitiva. É característica do empreendedor brasileiro querer colocar a mão na massa logo, fazer acontecer sem dedicar muito tempo para a preparação. Ele confia no instinto e vai em frente. O que o obriga a aprender no dia a dia, da forma mais difícil.


Pesquisa do Sebrae-SP comprova esse comportamento ao mostrar que 55% dos donos de micro e pequenas empresas (MPEs) não fazem um plano de negócio antes de começar, e a falta de planejamento torna-se um dos principais motivos para o fim dos empreendimentos. “Por isso eu insisto queé preciso aliar a vivência ao conhecimento teórico para superar obstáculos”, afirma Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP.



Ele cita como exemplo o comércio brasileiro, por ser um setor que está enfrentando um ano difícil. “O desempenho fraco da economia brasileira tem inibido o consumo interno, motor das MPEs. Além disso, a Copa do Mundo reduziu o número de dias úteis e prejudicou as vendas”, aponta. O resultado dessas questões aparece em outra pesquisa do Sebrae-SP que revela uma queda de quase 5% no faturamento das MPEs paulistas de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período de 2013.


Segundo o especialista não há fórmula mágica para driblara os problemas, a resposta está na qualificação tanto do negócio quanto do seu proprietário. Por isso, o Sebrae-SP tem várias iniciativas para unir teoria e prática. Basta procurar o órgão e verificar qual delas melhor se encaixa nas suas necessidades.