Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

Empreendedorismo e sustentabilidade no varejo

Estilo de vida - 19.04.2016

Neste momento de instabilidade econômica e política, muitas pessoas têm ido aos Shoppings Centers apenas a passeio, sem efetivamente fazer compras. Mas, a questão é como passar por este período mantendo a saúde dos negócios. A resposta está em uma palavra muito conhecida no mercado: sustentabilidade. “Durante toda essa turbulência falar de sustentabilidade pode ser um pouco indevido, mas não é bem assim. Lembrando sempre que quando falamos de sustentabilidade não estamos abordando somente as questões ambientais ou sociais, mas também as financeiras”, explica Marcus Nakagawa, sócio-diretor da iSetor, professor da ESPM, idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps.


Organize a casa

Quando se trata de questões financeiras no comércio, é fundamental que o lojista tenha um controle impecável com todos os indicadores: estoques, impostos pagos, treinamento de empregados, previsões de vendas e compras sistematizadas. “Muitos comerciantes acham que ter somente um sistema ou um software vai resolver todos os problemas do mundo. Porém, não podemos esquecer que, sem uma pessoa que abasteça corretamente o software de informações, de nada adiantará toda essa tecnologia. Esta não passará de uma base vazia fazendo um controle sem fundamento”, reforça.

Além disso, é fundamental que o empreendedor saiba trabalhar bem os seus colaboradores, motivando, treinando e pagando conforme combinado. “É importante ter documentos escritos, regras, códigos de conduta, enfim, algo que seja mais do que uma conversa ou uma reunião”. Faça uma documentação que o funcionário possa ler, seja treinado e assine, confirmando que está ciente dos processos internos da empresa.


Seja ecoeficiente

Você já ouviu falar em ecoeficência? De acordo com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a ecoeficiência é alcançada pelo fornecimento de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida. É preciso pensar em questões como o uso de água, energia, resíduos, embalagens e reuso dos materiais da loja, enfim, em maneiras de utilizar de modo consciente os recursos.


Parece difícil, mas não é! O Caxias Shopping, da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, já construiu suas instalações com métodos ambientalmente corretos e manteve as práticas durante suas operações. As instalações contam com uma estação própria de tratamento de água e esgoto que reutiliza a água tratada. Isso rende para o empreendimento cerca de 60% de economia na conta de água. Além disso, realiza um trabalho de coleta seletiva nas áreas comuns do shopping e com o incentivo aos lojistas, por meio de campanhas de comunicação. Já os clientes são convidados a trazerem os seus resíduos mais perigosos como pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha, para reciclagem, gerando tráfego e uma boa imagem. Isso tudo rendeu ao shopping um dos prêmios mais conceituados de sustentabilidade, o 4o. Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade na categoria Pequenas e Médias Empresas em 2014.


A 5àsec também investe em tecnologias ecoeficientes em seus processos de limpeza. Para cada limpeza realizada com uma quantidade média de 30 peças de roupas, economiza-se mais de 80 litros de água potável, em relação à limpeza de roupas em máquinas domésticas, pois as máquinas da 5àsec reutilizam a água em seus ciclos de lavagem, usando filtros de grande capacidade.

Dicas

Blog 5àsec - Limpeza a seco | 5àsec

Limpeza a seco | 5àsec
26.08.2020

Benefícios da limpeza a seco...

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Compartilhar
+1 Post