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Estratégias para um emagrecimento saudável

Estilo de vida - 17.03.2014

Cada vez mais as pessoas estão fazendo de tudo para emagrecer, desde fazer dietas “milagrosas” até tomar remédios sem prescrição médica o que pode ser um grande risco para a saúde. Para o Dr. Caio Gaiane, cardiologista do Itu Garden SPA, isso tem se tornado cada vez mais alarmante. “Tenho me preocupado muito com pessoas que querem emagrecer a qualquer custo e acabam tentando de tudo, medicamentos, dietas malucas e exercícios físicos sem orientação médica”, comenta.


Segundo o Dr. Caio, ainda não é possível encontrar no mercado, medicamentos totalmente seguros para o emagrecimento, isso porque todos têm efeitos colaterais. Alguns podendo ser efeitos nocivos sobre o coração, causando arritmias cardíacas, por exemplo. A maneira mais saudável para se perder peso, ainda é a famosa dieta prescrita por um profissional, associada a exercícios físicos. “Durante esses anos que desenvolvo trabalho focado na saúde do corpo, tenho observado que emagrecer rápido não é bom para saúde e acaba fazendo que a pessoa recupere tão rapidamente o peso eliminado, o que provoca o conhecido efeito sanfona”, pontua o cardiologista.


O mais indicado, segundo ele, é que as pessoas estipulem metas de médio e longo prazo. Caso você precise ou queira perder 5 Kg, estipule um prazo de 2 a 3 meses, que é o tempo ideal para o corpo responder a nova dieta e estímulos. Caso o peso a ser eliminado sejam 10 kg, pense algo em torno de 6 meses. Mas, se o seu caso é eliminar 20 kg, a meta é em longo prazo, podendo chegar a 1 ano.


O mais importante é pensarmos em reeducação alimentar, conduzida por um especialista, em invés de investir em dietas malucas ou alguma que funcionou para outra pessoa. Dieta não é padrão, ela pode funcionar para alguém que perdeu 5 kg, mas não funcionar para alguém que deseja perder 10, por exemplo.


Para o cardiologista, a fórmula é simples, “coma fracionado, a cada 3 ou 4 horas, se possível no mesmo horário e dividindo as refeições em até 6 vezes durante o dia todo. Inove no cardápio, variando o seu prato do dia a dia, não fique só no arroz e feijão, faça um prato de salada ou de frutas ou até mesmo só com proteínas. E o mais importante: não pule as refeições, isso não é bom para a saúde”, aconselha.


Dê preferência aos alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral. “Estes são os carboidratos que fazem bem à saúde”. Deixar a dieta mais colorida com o uso de legumes, verduras e frutas, torna tudo mais atrativo e saboroso. Beber muita água também é fundamental e o especialista recomenda o consumo de aproximadamente dois litros por dia.

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