Carregando...

Inteligência emocional: a importância da resiliência no mercado de trabalho

A inteligência emocional é uma característica muito apreciada pelo mercado de trabalho. E um dos fatores que colabora para o desenvolvimento da inteligência emocional é a resiliência. A palavra pode até parecer difícil, mas o seu significado é simples de assimilar. “As pessoas resilientes, são capazes de lidar com problemas, conflitos ou situações estressantes, sem se abalar emocionalmente. Elas conseguem manter otimismo, confiança e autocontrole nas situações mais inesperadas e conflitantes”, explica Lucienne Baldez, especialista em treinamento e desenvolvimento da Innovia Training e Consulting.


O termo resiliência, foi emprestado da física; que utiliza esta palavra para avaliar a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após sofrer pressão. Para as ciências humanas, este termo tem sido utilizado para avaliar o potencial das pessoas de agirem positivamente diante de problemas.


Quer saber como desenvolver esta habilidade? A especialista pontuou os três passos para ser mais resiliente:

1. Tenha consciência do que é resiliência, de sua importância para o profissional e para a organização.

2. Conheça métodos e ferramentas eficazes, para adquirir atitudes resilientes.

3. Coloque em prática estas ferramentas e torne estas práticas um hábito.


Porém, tenha paciência, pois de acordo com Lucienne Baldez, nenhuma mudança comportamental é adquirida sem conhecimento, prática e treino. “No começo não é tão simples, mas com empenho, perseverança e condições adequadas, é possível descobrir que ser resiliente é a ferramenta mais importante e mais utilizada pelos profissionais de sucesso”, termina.