Carregando...

Mude já! Adote novos hábitos e seja mais saudável

 A correria do dia a dia pode acabar atrapalhando a realização de tarefas simples que contribuem para uma vida mais saudável, como lavar as mãos com frequência ou usar chinelos. Para a Dra. Gabrielle Rezende, clínica geral do Hospital Santa Luzia, em Brasília, a prática que parece ser comum como lavar as mãos após ir ao banheiro, nem sempre é levada a sério. “Além de ajudar a manter a saúde, essa atitude ajuda bastante na prevenção de doenças”, declara.




Confira 5 dicas da Dra. Gabrielle para melhorar a sua rotina de higiene pessoal

Lave as mãos com frequência: o mais comum é lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, mas é importante lembrar que isso deve ser feito também após o contato com dinheiro, depois de usar o transporte público e sempre que necessário. O objetivo é evitar o desenvolvimento de viroses.


Evite usar roupas molhadas: quem toma banho de piscina, geralmente permanece com a roupa de banho durante horas, o que facilita o avanço de doenças de pele, além de aumentar o risco de micoses, alterar a flora bacteriana e facilitar o surgimento de doenças ginecológicas.



Use toalhas individuais: mesmo em famílias grandes, é fundamental cada indivíduo ter a sua própria toalha de banho. Quando este item é compartilhado, se um membro do grupo contrair micose, a chance da patologia infectar outras pessoas é grande. Em toalhas de rosto, o risco é menor, pois o contato fica restrito às mãos, que acabaram de ser lavadas e ao rosto. Mesmo assim, recomenda-se que elas sequem sempre ao sol.


Evite andar descalço: além de correr o risco de se cortar andando sem calçados, pés com rachadura ou com lesões podem desenvolver infecção por bactérias, micoses e parasitas, principalmente se a pessoa andar descalço em locais sujos. O mesmo serve para quem não lava os chinelos com frequência.


Durma cedo: o ideal é dormir no mínimo seis horas por dia. Esse período de sono serve para melhorar concentração e o rendimento cotidiano, além de amenizar o estresse. Quem não dorme bem e entra em contato com alguém infectado com o vírus da gripe, por exemplo, tem mais chances de desenvolver a doença.