Carregando...

O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% da população mundial sofre com distúrbio de sono. De acordo com Fabíola Piffer, fisioterapeuta da Physical Care, o ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite, mas nem sempre é assim. “Muitos fatores podem interferir, como a depressão associada à insônia, alterações de vias aéreas superiores, como o aumento das amígdalas, desvio de septo ou outras alterações anatômicas. Por isso, é extremamente importante consultar um especialista em sono para um diagnóstico preciso”, declara. Este quadro, além de aumentar a sensação de cansaço, é prejudicial à saúde, por facilitar a evolução de doenças como hipertensão e diabetes.




Com o passar do tempo, outros sintomas como falta de atenção, alteração de humor, memória e aumento de peso também ocorrem pela falta de sono. Fabíola reforça que pessoas obesas e de idade avançada, que sofrem com problemas de insônia, estão mais propensas a desenvolver essas doenças.




Para o fisioterapeuta cardiorrespiratório, Augusto Colen, dormir bem é tão importante quanto comer e se exercitar. O especialista dá dicas que ajudam a relaxar e se preparar para o sono:




• Pratique atividades físicas regularmente;

• Evite ingerir comidas pesadas antes de dormir;

• Tenha uma rotina de sono;

• Evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de deitar.