Carregando...

Quatro princípios para o crescimento profissional I

Marcelo Cardoso, especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7, compara o crescimento profissional a um carro de quatro rodas. Para ele, um carro tem quatro rodas porque, com menos, o veículo não teria a estabilidade necessária para funcionar. “As rodas equivalem a quatro princípios que considero importantes para o desenvolvimento profissional: objetivo, organização, motivação e autoestima”, aponta.



1) Tenha objetivos

Sem objetivos claros não chegamos a lugar algum. Portanto, é imprescindível planejar cada passo. Para se tornar médico, é preciso passar no vestibular, cursar a faculdade, a residência e se especializar. Não dá para começar pela especialização.



2) Seja organizado

Planejar cada passo é a maneira mais certa para concretizar nosso objetivo, por isso é importante atuar organizadamente. Cada coisa em seu tempo, em seu lugar e ordem natural. É preciso parar para pensar: onde estou agora? Qual será o meu próximo passo? Sair por aí fazendo coisas aleatórias, atirando para todos os lados sem definição e organização, não leva ninguém a lugar algum.



3) Mantenha a motivação

Não existe sorte, não existe azar. O que existe é a disposição para fazer algo a fim de alcançar os resultados. A pessoa motivada enxerga oportunidades onde outros podem ver somente fracassos. E a ação faz surgir a motivação.



4) Foco na autoestima

Seja confiante, tenha a certeza de que tudo será revertido para o seu crescimento e sucesso. Valorize cada passo e cada ação. Isso é autoestima! Aprenda a valorizar as suas falhas, os seus valores e as suas conquistas. Não busque sorte onde não há dedicação.


Fonte: Marcelo Cardoso, especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.